9 de abr. de 2008

EAOB aumenta câmeras em 50 ônibus

O s ônibus do transporte coletivo de Botucatu estão ficando mais vigiados. Ao invés de uma, agora são quatro câmeras em alguns veículos. Trinta dos 50 veículos da Empresa Auto Ônibus Botucatu (EAOB), já receberam novas câmeras, segundo o supervisor da permissionária, Antonio Carlos Evangelista.

O novo sistema melhora a qualidade da imagem e permite monitorar a causa de um acidente e ocorrências com passageiros, por exemplo, já que existe filmagem da entrada, saída, próximo do motorista e do corredor do ônibus.
Esse modelo implantado agora também substitui as fitas de vídeo pelos pentes de memória. Enquanto o sistema antigo tinha capacidade de gravar apenas oito horas, as memórias de computador duram cerca de 48 horas.

“As imagens podem ser vistas simultaneamente. Quando o veículo não tem movimento algum a câmera desliga”, coloca o assessor da EAOB, Henri Paulo de Oliveira Bento.

Também ficou mais fácil a busca rápida de uma imagem. Se um acidente aconteceu às 10 horas, por exemplo, não é mais preciso rodar a fita de vídeo para achar o momento exato da colisão. Pelo cartão de memória é só digitar o horário do fato e consultar as imagens.

O que muda para usuário é a segurança, segundo o assessor da empresa. “Além disso, saberemos a conduta do operador nos casos de acidentes de trânsito e com passageiros”, ressalta. “Isso também previne assaltos”, comenta Henri Bento.

O sistema de câmeras instalado por uma empresa de São Paulo deve ser implantado em todos os veículos da frota que faz as linhas da cidade. Quatro funcionários trabalham numa central que monitora as imagens dos ônibus.