A Secretaria de Saúde, através da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 16 de abril, a notificação de um caso positivo de dengue. A pessoa que apresentou os sintomas da doença mora no Conjunto Habitacional Humberto Popolo – Cohab I.
Segundo informações obtidas pela equipe, essa pessoa viajou para o Rio de Janeiro e retornou neste final de semana, já apresentando os sintomas. “Nós recebemos a notificação na manhã de hoje [quarta-feira], apesar do exame ainda não ter ficado pronto, vamos tratar como caso positivo, por ele ter estado em um local de risco”, comentou o coordenador EVSA, André Peres.
Na manhã desta quinta-feira, dia 17, a equipe de técnicos e agentes da Vigilância em Saúde Ambiental estará fazendo atividade de bloqueio na Cohab I. “Vamos tomar todas as medidas necessárias. Vamos visitar todas as casas em um raio de 500 metros do local notificado e retirar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”, disse André.
Situação de alerta
O coordenador alerta para que a população fique alerta. “Nós pedimos aos moradores que colaborem eliminando criadouros do mosquito em suas residências e que diante de qualquer sintoma suspeito da doença, como febre prolongada, dores pelo corpo, principalmente atrás dos olhos, que procurem assistência médica”, finaliza.
Este é o segundo caso registrado em Botucatu neste ano. O primeiro foi confirmado no final de semana, de uma pessoa de Araraquara, que tem parentes no Jardim Palos Verdes.
Neste ano são 46 notificações de casos suspeitos. Desse total, nove ainda aguardam diagnóstico laboratorial, um já foi confirmado e o desta semana já é tratado como positivo