18 de mar. de 2008

ARE: Durante férias, posto de saúde não repõe médico

Basta o médico sair em férias e as filas de pacientes só aumentam. Essa é a realidade enfrentada por muita gente quando precisa de atendimento no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades) de Botucatu. O aposentado Abel Nunes de Oliveira conta que esperou por 187 dias tentando ser atendido em seu retorno. Sem sucesso, resolveu enfrentar os custos de um médico particular. Os gastos foram de R$ 500, entre consultas e exames.
Ele afirma que foi atendido no “posto da avenida” por um urologista no dia 19 de setembro do ano passado. O profissional pediu exames feitos nos dias 14 e 18 do mesmo mês, mas o médico entrou em férias, por isso, a recepção daquela unidade de saúde solicitou que Nunes voltasse apenas em janeiro para remarcar a consulta.

A consulta de retorno foi marcada quando ele voltou em janeiro ao local, sendo agendada para o mês de fevereiro deste ano, no dia 29. Para surpresa do aposentado, ele recebeu uma ligação do posto de saúde estadual pedindo que ele desconsiderasse a data de retorno já que foi preciso transferi-la para o dia 18/3. “Me ligaram pedindo para marcar a consulta em outra data, nisso decorridos 187 dias ou seis meses, podendo os resultados dos exames feitos antes estarem alterados. Só tem um médico urologista, pode?”, reclama o paciente.

Abel Nunes informa que já reclamou sobre o problema ao deputado estadual Jorge Caruso, ao senador Paulo Paim e ao governador José Serra, mas não obteve resposta de nenhum deles, nem mesmo da assessoria. O envio das cartas aconteceu no primeiro semestre do ano passado. “O idoso e seu estatuto estão esquecidos. No posto da Avenida nem temos preferência, mesmo com idade acima dos 60 anos. Só nos resta reclamar ao jornal”, disse o reclamante. A Secretaria Estadual foi procurada para comentar o assunto. A informação da assessoria é que não há falta de médicos. Apenas não é feito agendamento no período de férias. (Com Diário da Serra/ Foto ilustrativa).