18 de mar. de 2008

Sem reforma do Fórum, OAB prorroga uso de sua sede para o júri

A subsecção de Botucatu da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) prorrogou por mais três meses o uso do seu auditório para sessões do júri. No local, são julgados os crimes de maior repercussão da cidade, como tentativas e homicídios.

No ano passado, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) pediu seu auditório de volta e o Fórum ficou sem lugar para esses julgamentos. A OAB foi a opção para não paralisar esses tipos de processos. "Hoje não tem outro local. Não é o mais ideal, porque existe só uma entrada. Preciso reduzir o ritmo de trabalho na OAB quando há júri, mas é hora de colaborar", afirmou o presidente da OAB-Botucatu, José Eduardo Rodrigues Torres.

Essa é a segunda prorrogação de uso do local. O júri acontece todas duas vezes por mês, sempre às quintas-feiras. "Nossa esperança é a reforma do prédio antigo do Fórum. Contamos com isso", ressaltou José Eduardo Torres.

Importante conquista alcançada em 1.920, o prédio tem seu projeto assinado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo. Em outras épocas o terreno escolhido para sua edificação fora contestado, por ter sido um antigo cemitério, desativado em 1.893.

Mesmo assim, as obras continuaram e a obra foi inaugurada. O edifício acolheu também as funções policiais e a cadeia Pública, até ser as repartições transferidas para o atual prédio localizado no Bairro Alto.

O local recebeu o nome de Desembargador Alcides Ferrari, homenagem ao primeiro advogado nascido em Botucatu. (Com Diário da Serra/ Guia Botucatu).