21 de set. de 2015

Mais sacos de lixo são retirados de cachoeira na terceira ação do programa Cuesta Limpa

Nesse domingo (20/9), integrantes do Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR) e demais parceiros voluntários, como SOS Cachoeiras e Grupo Aventureiros do Túnel, realizaram mais um ação do Programa Cuesta Limpa, desta vez na “Cachoeira Cambuí”, que fica no setor norte da cidade.
O trabalho fez parte do evento mundial “Clean Up The World – Nosso lugar, Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade”. Neste contexto, Botucatu é uma das 9 cidades que representam o Brasil no movimento mundial, onde as ações feitas no município serão compartilhadas no site do evento global.


Um grupo de 35 pessoas retirou seis sacos de 200 litros cheios de lixo. A maioria foi deixada por frequentadores e o restante foi atirada da ponte que fica nas proximidades ou chegaram pelas águas através do descarte irregular.
Desde o começo do mês é feito um trabalho de prevenção focado em limpezas, buscando assim chamar a atenção para o problema do lixo. Os voluntários fizeram uma caminhada pela Rua Amando de Barros, no centro de Botucatu, pedindo uma Cuesta mais Limpa. O grupo de trabalho colocou cartazes nas lojas e entregou panfletos abordando o problema de lixo em estradas rurais de pontos turísticos, bem como dando dicas onde depositar corretamente materiais inservíveis.
Entre as primeiras atividades do “Clean Up The World” houve esse trabalho na Rua Amando de Barros de conscientização para manter estradas rurais e pontos turísticos limpos, incluindo as exuberantes cachoeiras do município.

Próximas ações
Mas o trabalho dos voluntários, do Conselho Municipal de Turismo – COMUTUR, da Secretaria de Turismo e da Secretaria do Meio Ambiente não vão parar por aí. Ainda neste mês de setembro as ações do evento mundial continuam aos domingos e se estendem até o encerramento da campanha, marcado para acontecer na Base da Nuvem no dia 27/09 (domingo), onde haverá plantio de mudas de árvores e espaço com cobertura para realização de piqueniques. Todo o material recolhido nos pontos turísticos serão expostos em local de grande circulação de pessoas para conscientizar a todos.
O “Clean Up The World” é uma campanha global anual, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente que inspira e capacita as comunidades para limpar, consertar e conservar o meio ambiente. O número estimado para a Campanha é de 35 milhões de pessoas em mais de 130 países Estes grupos estão assumindo a responsabilidade com o meio ambiente e, os efeitos são sentidos não só na comunidade em que eles ocorrem, mas do outro lado do planeta.
Na mesma linha de trabalho foi lançada no município a campanha “Cuesta Limpa” que também chama a população para trabalhar pelos espaços cada vez mais livres de lixo. Essa é uma das ações que vem sendo desenvolvidas pelo COMUTUR que visa obter para a cidade o selo de “Município de Interesse Turístico”.

Fique atento à agenda:
27/09/15 (domingo) – 08h00
Ação na Cachoeira Vale do Aracatu (AAVA).
Ação na Cachoeira Canela I, II e Indiana.
11h
Plantio de mudas e confraternização oficial do evento, na Base da Nuvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário