13 de mai. de 2015

Exposição mostra o talento de João Favoretto nas pinturas

O projeto Espaço Galeria SESI-SP inaugura exposição dedicada exclusivamente à pintura com Favoretto, as Cores do Meu Recanto, curadoria de Rodolfo de Athayde. A mostra apresenta um panorama da obra do artista brasileiro João Carlos Favoretto, reconhecido em vários países da Europa e que o SESI-SP traz em exposição individual ao Estado de São Paulo. O evento é gratuito e tem classificação livre.

Agora é a vez do SESI Botucatu, onde as obras de Favoretto ficam em cartaz de 17 de abril a 14 de junho de 2015. No dia 16 de abril, às 15h30, haverá uma palestra com João Carlos Favoretto no Auditório do Centro de Atividades Culturais, a entrada é livre com capacidade para 150 pessoas.



A mostra reúne 15 telas que exemplificam 30 anos da carreira de Favoretto, sendo as duas últimas décadas dedicadas exclusivamente à pintura. Dentre as principais características de sua obra se destacam o valor dado à cor e ao traço mais orgânico – ligado ao gesto e à liberdade em oposição a formas geométricas.

 Favoretto privilegia a emoção e o impulso interno. Com a técnica de pintura a óleo, utiliza o recurso de excessos de tinta que criam os volumes desejados. A cor é colocada em combinações clássicas – fortes amarelos ou azuis profundos, como é o caso de Floresta Noturna – ou inesperadas, como o cor-de-rosa envelhecido e o laranja mais vivo.

As cores, formas, luzes e vibração definem para o artista a ideia de micromundos – curiosas composições de elementos orgânicos que combinam de maneira harmônica pontos destacados de plantas, flores ou pedras, por exemplo, que podem apresentar qualquer posição ou cor. “O orgânico, no meu entender, ou seja, a linha curva, a linha feminina, o macio, tem uma relação com os fluxos da natureza que a linha reta não tem”, explica Favoretto.

O pintor conta um pouco da sua fonte de inspiração: “Quando cheguei à parte de baixo do Museu de l'Orangerie [Paris], nas salas onde estavam expostas As Ninféias, de Monet, foi o momento em que percebi o que eu queria fazer. Foram os impressionistas que mexeram com a minha cabeça”. Favoretto conclui: “Monet pintou a natureza francesa e eu decidi pintar a natureza do meu país”.

Sobre o artista
Descendente de italianos, João Carlos Favoretto nasceu em 1947, em Casa Branca, no interior de São Paulo. O artista se dedica exclusivamente à pintura há mais de 20 anos, embora sua primeira exposição individual tenha sido em 1981, na extinta Galeria Delfin, no Rio de Janeiro. Nesta mesma cidade em que escolheu para morar, o pintor realizou grandes exposições individuais, como Fragmentos do Carnaval, no Museu da República; e Vibrações Cariocas, no Espaço Cultural dos Correios, ambas em 1995. Nos anos seguintes começou a mostrar sua arte em outras cidades brasileiras, como na Galeria Homero Massena, em Vitória (ES), onde realizou a exposição individual Arte in Natura em 1999.

A partir de 2000, Favoretto passou a trabalhar e expor com regularidade no exterior. Suas obras foram apresentadas em diversos países da Europa, como França, Inglaterra, Espanha, Portugal e Finlândia. Durante esse tempo, destacam-se suas diversas participações anuais no Salon d’Automne, em Paris, e a exposição individual por conta do ano do Brasil na França na Galerie François Mansart, em 2005, em Paris. O artista também foi convidado de honra no Salon l’Hivernal de Lyon, na França, onde expôs 20 telas em sala exclusiva. 

Embora Favoretto tenha focado os últimos anos de sua carreira no exterior, não deixa de participar do Arte de Portas Abertas, evento que acontece anualmente em Santa Teresa, bairro carioca onde reside. 


Suas obras estão presentes em diversas coleções particulares e também fazem parte do acervo de algumas instituições, como a Fundação Correios Brasileiros, no Rio de Janeiro, e a Fundação Barceló, em Mallorca, na Espanha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário