O
sujeito trabalha praticamente os 365 dias do ano, não tem tempo para o
lazer, não consegue acompanhar o crescimento dos filhos de perto,
nem estar livre para ir a compromissos familiares. Sua atenção está
toda voltada para a empresa de que é dono. Se você conhece alguém com
uma rotina assim, certamente já ouviu essa pessoa dizer que precisa de
férias. Só que simplesmente não consegue tirar
folga porque, caso se afaste, o negócio desanda. Não é difícil
concluir que algo está errado na gestão.
Manter-se
na labuta sem descanso é um erro. Faz mal para a saúde do empreendedor e
da própria empresa. Quem está estafado não produz bem e
contamina todos ao redor.
Mas
para ter férias, planejamento é requisito essencial. Um bom plano de
negócio, que permita monitorar resultados, estabelecer objetivos e
que seja compartilhado por todos os empregados abre caminho para que o
empresário desfrute de um período tranquilo longe das obrigações.
A
equipe deve estar bem treinada para garantir a qualidade do trabalho na
ausência do dono. Os funcionários têm de saber lidar com qualquer
aspecto do negócio. Talvez seja necessário oferecer cursos para
capacitá-los, o que demanda atentar para a questão com antecedência.
Um
ponto fundamental e que muitas vezes o empresário tem dificuldade em
colocar em prática: delegar tarefas e poder de decisão. O empreendedor
deve abandonar o perfil centralizador, ter pessoas de confiança em
todas as áreas e capacitadas a resolverem por ele.
Antes
da folga, o dono da empresa precisa estabelecer metas, definir tarefas
específicas para os colaboradores e explicitar que os resultados
serão cobrados quando ele voltar. É a maneira de evitar que o
desempenho do negócio caia enquanto estiver fora.
Por
fim, o empresário tem de se desligar totalmente. Nada de cuidar do
negócio a distância, pelo celular ou e-mail. É hora de descansar,
somente
isso. Dessa forma ele pode recarregar a bateria e até ter ideias
novas.
Pense no assunto e prepare-se para ter seu período de recesso. Qualidade de vida também ajuda a ser bem-sucedido.
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário