2 de dez de 2013

Enfermagem da FMB orienta população sobre cuidados com a saúde

O projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) “Educação em Saúde em Programa de Rádio” visa abordar temas diversos em saúde na Rádio Municipalista de Botucatu. Com a finalidade de atender à demanda social e individual, no que se refere à promoção à saúde e prevenção de doenças, a iniciativa vai ao ar uma vez por mês, aos sábados, no quadro “Encarte Saúde”, do programa “A Marreta”. 


O projeto conta com a orientação e supervisão dos seguintes docentes da FMB: Cláudia Helena B. Luppi, Silvia Papini, Regina Popim e Maria Virginia Alves, do Departamento de Enfermagem, e do professor Roberto Minoru, do Departamento de Clínica Médica. Também contempla a participação de alunas dos cursos de graduação em enfermagem e em nutrição (Taynara V. Santos, Jéssica B. Mattar e Larissa Alquati), que desenvolvem conteúdos teóricos para a apresentação de temas relacionados a saúde, buscando atender os interesses da população local.
“Essa atividade proporciona ao graduando a construção cognitiva e pedagógica, desde a iniciação até o aprimoramento de habilidades em comunicação, ensino e pesquisa, em virtude da apresentação de temas em saúde, em programa de rádio, buscando a melhoria na formação destes futuros profissionais”, explica professora Cláudia Helena B. Luppi.
Neste ano, os temas abordados no programa foram higiene pessoal e coletiva, cuidados na infância, cuidados na terceira idade, hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes. Também foram elaborados e gravados programetes (programas de curta duração com objetivos bem definidos veiculados durante a programação), que abrangeram todo o conteúdo e que continham breves orientações sobre os assuntos tratados no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário