7 de nov. de 2013

Botucatu sedia o brasileiro de trekking no dia 15

A cidade de Botucatu vai sediar o campeonato brasileiro de trekking que acontece em três provas que serão realizadas entre os dias 15 e 16 deste mês.
Devem participar 40 equipes dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro Rondônia e Paraná, reunindo 250 participantes.
As provas serão disputadas em quatro categorias: elite, graduados, trekkers e iniciantes. As equipes irão se cadastrar de acordo com a categoria que já vinha se inscrevendo durante o ano.
Os locais escolhidos são: Estância Bela Vista na Bocaina, bairro Santo Antonio de Sorocaba (prova noturna) e Cantina da Figueira (entre Botucatu e Pardinho).
Segundo Fernando Arena, organizador das provas, a cidade se tornou referência no trekking e hoje também é destaque em esportes de aventura. “Existiam outras cidades disputando para sediarem o brasileiro e por conta da experiência de Botucatu na organização de prova e o apoio da prefeitura – através da secretaria de desenvolvimento de desenvolvimento e as subsecretarias de esporte e turismo, que estão investindo cada vez mais em esportes de aventura – trouxemos esse importante evento para a cidade”, destacou Arena.
As equipes começam a chegar na cidade na quinta-feira quando começam a se hospedar em hotéis e permanecem na cidade até domingo quando será realizada a premiação no Bem Dito Bar, no Jardim Paraíso.

A assessora da subsecretaria de Turismo, Luciana Alho, destaca que esta competição faz parte do projeto Botucatu – Terra da Aventura, que visa divulgar as belezas naturais do município com eventos de renome em diversas modalidades e atrair turistas para a cidade. “É uma grande oportunidade de todos os participantes de diversas cidades do país conhecerem um pouco de nossa região por meio desta competição, que alia atividade física e cenários em meio à natureza, que só Botucatu pode oferecer”, enfatiza.
DSC06343Além da parceria da prefeitura de Botucatu por meio da subsecretaria de turismo, a competição também conta com apoio da RRV Engenharia.
Esporte – O trekking é um esporte de regularidade que se caracteriza pela caminhada em desafios naturais. O competidor precisa descobrir o percurso correto com as indicações que estão em uma planilha. Eles usam ainda contador de passos e bússola. Quem fizer o percurso mais correto possível dentro do tempo estipulado vence a prova.
Para se inscrever: 14 99797-3917 e no site: http://www.brasileirodetrekking.com.br.
História – O primeiro brasileiro de enduro a pé foi realizado em 1993 na cidade de Brotas com 22 equipes. Depois foram realizadas mais dez edições até o ano passado em Guarapari, Paraty, Belo Horizonte, Socorro, Passa Quatro, Monte Verde e Itirapina.
AGENDA TREKKING
Prova 1 – Dia 15 (sexta-feira) – Largada 9 horas – Estância Bela Vista (acesso Bocaína). Trajeto: 15 kms.
Prova 2 – Dia 15 (sexta-feira), 21 horas – Bairro Santo Antônio de Sorocaba. Trajeto: 8,5 kms.
Prova 3 – Dia 15 (12 horas) – Cantina da Figueira (entre Botucatu e Pardinho). Trajeto: 12 kms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário