29 de mai. de 2013

Portugal visita a Faculdade de Medicina de Botucatu

Flanando pelo país de sua inspiração, Adelina Guimarães, de maneira aguçada e sensível, captou imagens de Portugal que vão desde Castelos a simples moradas. De norte a sul do País; do Porto, dos vinhos, das Igrejas e do Douro; de Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral; de Lisboa, a maior cidade do País, vibrante e pulsante, entre outras cidades e vilas. Revela aspectos do patrimônio e das paisagens histórico-culturais de um Portugal interpretado à luz de janelas e fachadas seculares e o modus vivendi de seus habitantes.



As imagens exibem apreços; presença marcante da monarquia e da religiosidade; o meio ambiente, aspectos arquitetônicos que apresentam traços da influência de outros povos nos costumes desse povo português que, por sua vez, influenciou o jeito brasileiro de ser e de viver. 

A janela é simultaneamente tema antigo e contemporâneo, bíblico  e tecnológico, universal e globalizado. Abertas, podem indicar o infinito de possibilidades no mundo externo ou revelar a intimidade cotidiana dos lares ou lugares onde se dão as relações humanas. Fechadas, oferecem proteção e abrigo.    

Nesta mostra representam as histórias desconhecidas das pessoas anônimas por de trás e para fora das janelas das fachadas das edificações. Revelam, também, parte da história de um povo e da jornada humana.
 
A mostra, além do passeio histórico, geográfico e cultural conduzirá os visitantes por tudo o que os sentidos de Adelina capturaram com talento e estilo particular.  É um acessível espetáculo de arte, história e cultura. 

A exposição “Navegar em  Portugal” foi promovida pela Comissão de Arte e Cultura da Instituição e compõe o calendário de eventos culturais comemorativos dos 50 anos da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).  Conta com apoio da Biblioteca do Câmpus de Botucatu, Unimed, SOLMA, Quality Fotografia e Pão de Açúcar.  
 
Exposição: “Navegar em Portugal”
Fotografias de Adelina Guimarães
Curadora: Enilze de Souza Nogueira Volpato

Abertura
Dia 10 de junho, às 16h30 no  Prédio da Adminsitração da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp


Exposição

De: 10 a 24 de junho  
Local: Espaço do piso térreo do prédio da Administração da FMB
Horário: das 8h às 18h

De: 5 a 17 de julho
Local: Mezzanino da Biblioteca - Câmpus de Botucatu – Rubião Júnior
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h à 20h30
aos sábados das 9 às 12h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário