| Professor Velini, diretor da FCA da Unesp de Botucatu |
Apresentações artísticas, café da manhã de confraternização e Sessão Solene da Congregação marcaram a data.
A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp comemorou seus 46 anos com uma Sessão Solene da Congregação, no dia 24 de maio, no Auditório da Fazenda Experimental Lageado.
As comemorações, no entanto, tiveram início na noite do dia anterior com as apresentações do Coral da Unesp e da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu. Na manhã do dia 24 toda a comunidade acadêmica participou de um café da manhã no terreiro de café da Fazenda Lageado.
A Sessão Solene, por sua vez, teve início com a colação de grau de alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, seguida de homenagens aos servidores docentes e técnico-administrativos que completaram 25, 30, 35 e 40 anos de serviços prestados à unidade. Eles receberam diplomas e foram homenageados pelo professor Roberto Lyra Villas-Boas.
“A história mostra que cada um de vocês é parte da FCA, do alicerce que sustenta essa casa, quer seja exercendo um papel mais básico, quer seja com uma atuação mais complexa, todos foram importantes para que a Faculdade alcançasse o destaque que tem hoje. Agradeço e parabenizo cada um de vocês pelo comprometimento e pela contribuição nessa caminhada”.
Em sua fala o professor Edivaldo Domingues Velini, diretor da FCA, afirmou que a unidade vive hoje um “círculo virtuoso”. Citou a contratação de novos docentes, a implantação do Sítio Modelo e a execução de um plano de obras que supera 12 milhões de reais com benefícios a diversos setores da Faculdade, incluindo a construção de um poço artesiano e a ampliação do prédio da administração. O professor também revelou a expectativa de que o curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos seja implantado até o final de sua gestão.
Como mensagem à comunidade universitária, especialmente aos servidores homenageados, o diretor ressaltou a qualidade da unidade e sua posição de destaque dentro da Unesp. “Quando falamos das escolas de Agronomia e Engenharia Florestal, não interessa o indicador que se olhe, a FCA é uma das melhores escolas do Brasil e é seguramente uma das melhores unidades da Unesp também. Aos que aqui trabalham e estudam, tenham a certeza de que vocês são parte de uma unidade universitária que não é comum. O que temos aqui é extremamente raro em termos de Brasil e motivo de grande orgulho para todos nós”.
O diretor da FCA também fez questão de saudar os formandos. “Vocês escolheram muito bem suas profissões. A demanda por alimentos, fibras e energias renováveis deve crescer 60% em 30 anos e o Brasil terá um papel muito importante nesse cenário. As perspectivas são muito boas para engenheiros agrônomos e florestais”.
Citando o Parque Tecnológico, o professor Velini afirmou que a FCA tem um papel cada vez maior na estruturação do desenvolvimento regional. “A universidade tem um estoque imenso de competências e o poder público é um estoque de competências e demandas. Na medida em que o poder público nos aciona, ele faz com que trabalhemos mais e ao longo desse processo adquirimos legitimidade, descobrimos o que realmente precisa ser feito. Nunca percebi o poder público municipal tão próximo da Universidade como agora e isso é muito importante”.
As comemorações de aniversário da Faculdade continuam no sábado, dia 28, com o tradicional encontro de ex-alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário