4 de mar. de 2011

Agricultura familiar é tema de evento

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, realiza no dia 19 de março, no Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, a primeira edição da Feira de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar (Fetaf).

O evento destaca 31 tecnologias, ou seja, ferramentas, processos e materiais adaptados para o uso na agricultura familiar, selecionadas dentre mais de setecentas recolhidas pela extinta Embrater – Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural junto a produtores e técnicos agrícolas de várias regiões do Brasil.

Para a seleção das tecnologias apresentadas, os organizadores levaram em conta critérios como praticidade, eficácia, exequibilidade, segurança, custo e aspectos ambientais. “É importante salientar que não se trata de uma feira de inventos. Todas as soluções apresentadas são ou já foram utilizadas em alguma região do país”, explica o professor Sílvio José Bicudo, coordenador do evento, citando como exemplos a fabricação de sabão a partir do abacate por produtores de Minas Gerais, ou um coletor solar para aquecimento de água, utilizando madeira e chapas metálicas, utilizado no Rio Grande do Sul.

Também serão apresentadas tecnologias recolhidas em outros países, como um filtro de areia para a purificação de água utilizado no Senegal ou a adubação de hortas utilizando um galinheiro portátil, feito de bambu e arame, solução encontrada por pequenos agricultores da Jamaica. “O que queremos fazer é construir uma ponte entre os conhecimentos dos produtores de diferentes localidades”, afirma o professor Bicudo. Para a apresentação na Feira, as tecnologias foram divididas nos eixos temáticos “Cotidiano”, “Meio Ambiente” e “Energia”.

Os organizadores do evento também esperam fomentar a interatividade entre o pequeno produtor e a Universidade. “Queremos que os visitantes avaliem a viabilidade das soluções apresentadas, tragam novas demandas e sugiram tecnologias diferentes que poderão ser divididas com outros produtores”, ressaltou o professor José Matheus Yalenti Perosa, coordenador de atividades do Sítio Modelo e vice-diretor da FCA.

A Fetaf é o primeiro evento realizado no Sítio Modelo, estrutura que a FCA vai utilizar para o ensino, pesquisa e extensão com enfoque em modelos de exploração sustentável voltados para a agricultura familiar. “Essas tecnologias representam o conhecimento gerado pelos pequenos produtores e têm afinidade com a proposta do Sítio Modelo”, coloca o professor Perosa. “São sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental”.

A Fetaf  acontece a partir do dia 19 de março, na área do Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, das 10 às 16h, com entrada franca.

Para sindicatos rurais, associações e cooperativas poderão ser agendadas visitas monitoradas através do telefone (14) 3811-7120.





Assessoria de imprensa

Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP

Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - Fepaf

Fone: (14) 3882-6300 - ramal 4 / e-mail: imprensa@fca.unesp.br

Aline Grego - (14) 9141-9852

Sérgio Santa Rosa -  (14) 8149-4384

Twitter: http://twitter.com/#!/unespfca

Nenhum comentário:

Postar um comentário