![]() |
| Dr. Juan (1º da dir p/ esq) se reuniu com especialistas brasileiros e de outras partes do mundo para debater o futuro do transplante hepático no combate a tumores |
O coordenador do Setor de Transplantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB), Dr. Juan Carlos Llanos, participou, entre os dias 1º e 4 de dezembro, da Conferência Internacional de Transplante Hepático para Tumores. O evento foi realizado em Zurique, na Suíça e reuniu os 200 maiores especialistas do mundo no assunto.
Paralelamente, foi promovido o 1º Curso de Pós-Graduação da Associação Hepato Pancreato Biliar em Tumores Hepáticos. O treinamento aconteceu no Hospital Universitário de Zurique – um dos principais centros de transplantes da Europa, além de ter sido uma importante escola de cirurgia. O famoso cirurgião Theodore Bilroth foi, por 15 anos, chefe do Setor de Transplantes daquele hospital.
Dr. Llanos voltou bastante satisfeito da viagem, já que teve oportunidade de discutir, com direito a voto, as novas diretrizes, indicações, contrainidicações e estudos prospectivos de transplante hepático e carcinoma hepatocelular (HCC) – câncer de fígado. Além disso, também fez diversos contatos com autoridades nacionais e internacionais ligadas à esse tipo de transplante, com vistas no desenvolvimento de projetos tendo o HCFMB como um dos parceiros.
Também participaram da Conferência o professor titular e chefe do Setor de Transplantes da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), professor Luiz Albuquerque Carneiro e professora Ilka Boin, professora e chefe do Setor de Transplantes Hepáticos da Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O médico do HCFMB ainda teve o privilégio de visitar as enfermarias do Hospital Universitário de Zurique, acompanhado do professor Pierre-Alain Clavien, chefe do Serviço de Transplantes daquela instituição. “Foi realmente uma viagem bastante proveitosa”, resume Dr. Llanos, que nos dias 16 e 17 de dezembro ministrou palestras sobre transplante hepático a funcionários do Hospital das Clínicas da FMB.
Leandro Rocha/ Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp e HCFMB

Nenhum comentário:
Postar um comentário