4 de nov. de 2010

IB: homenagens e exposição nos 33 anos

Na manhã da última quarta-feira (27) foi realizada uma sessão solene em comemoração ao 33o aniversário do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, campus de Botucatu e, também, aos 30 anos do início das atividades de pós-graduação da unidade. A mesa que conduziu a solenidade foi composta pelo diretor do IB, professor Renato Eugênio da Silva Diniz, pela vice-diretora do IB, Maria Dalva Cesario, pelo secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, que representou o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e do Grupo Administrativo do Campus (GAC), professor Luiz Carlos Vulcano, pelo diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, professor Sérgio Swain Muller, e pelos professores José Roberto C. Saglietti e Minoru Sakate, diretor do IB no período de 2001 a 2005 e vice-diretor do IB no período de 1981 a 1985, respectivamente. 

Entre os presentes estavam 21 docentes membros da Congregação do IB, demais docentes, servidores técnico-administrativos, alunos, entre outros participantes. Durante seu pronunciamento, o professor Renato Eugênio da Silva Diniz comentou sobre as conquistas do IB, enumerando alguns resultados que a unidade obteve em 2010, como o maior montante do recurso de Reserva Técnica da Fapesp, as inúmeras bolsas de estudos concedidas a alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como as avaliações positivas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, realizadas pelo Guia do Estudante da editora Abril e pela Capes. 

“O IB tem passado por transformações, sempre buscando cumprir sua missão, ou seja, produzir conhecimento, formar profissionais com enfoque multidisciplinar e compromisso social, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Por fim, o empenho de todos nos deixa cada vez mais integrados e cientes do compromisso que temos com excelência da universidade”, disse. 

Em seguida, a professora Maria Lucia Negreiros Fransozo, coordenadora do programa pós-graduação em Ciências Biológicas – Zoologia, falou sobre o histórico dos programas de pós-graduação do IB, apresentando a criação, adequação e desenvolvimento de cada um, em número de defesas de dissertações, teses, e publicações de trabalhos. 

Durante a solenidade foram homenageados, ainda, o professor João Domingos Rodrigues, do departamento de Botânica, pelos 40 anos de atividades na instituição como docente, e Antonio Roberto Gonzáles, pelos 38 anos de trabalho como servidor técnico-administrativo. Também foram homenageados os servidores aposentados: Laura Aparecida Lotufo, Márcia Maria Fatori Bueno, Maria Catharina Seraphin, Maria Helena Moreno, Otavio de Campos Cunha e Vania Aparecida Oliveira Em sua última explanação, o professor Renato saudou os funcionários recém-contratados, entre docentes e servidores técnico-administrativos, e destacou a participação de todos no desenvolvimento da instituição.

 

Concurso Artístico Instituto de Biociências: Olhares Revelados

No término da solenidade foram anunciados os ganhadores do concurso artístico promovido pelo IB em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que teve o objetivo de reunir, fomentar, incentivar e valorizar a produção artística, além de descobrir novos talentos que retrataram a paisagem natural, arquitetônica, o cotidiano, os detalhes e as pessoas que compõem a história do IB. Uma menção honrosa foi dada à obra intitulada “Entardecer no Jardim Botânico”, de autoria do artista Adalberto Luiz Dezen. 
 
A obra escolhida em terceiro lugar foi do artista plástico Richard Augusto da Silva, intitulada “O início”. Em segundo ficou a obra “Fachada do IB”, da artista plástica Diana Pauletti Bassetto. E, por fim, a obra premiada em primeiro lugar foi “Jardim Botânico”, do artista plástico Carlos Humberto Barbosa. (Da Assessoria IBB).

MAIS FOTOS SOBRE O EVENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário