29 de out. de 2010

Médicos da Alegria: há uma década no HC

Duas vezes por semana algumas das enfermarias que compõem o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB) vivem clima de alegria e descontração. Brincadeiras, jogos, música e muitas histórias contadas mudam a rotina de seus pacientes.

Pelos corredores, alunos que se transformam em palhaços, amigos e oferecem um pouco de esperança a quem está a poucas horas, dias ou semanas em um ambiente a elas hostil. Feições preocupadas, temerosas e até desanimadas aos sorrisos dos engraçados visitantes, alívio e maior empolgação após alguns minutos no contato com aqueles novos colegas. São alguns dos sentimentos que tomam conta dos pacientes.



O projeto, criado no ano 2000, tem por objetivo oferecer um ambiente menos ‘frio’ para crianças internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB). Através de visitas às enfermarias de Pediatria e Quimioterapia da unidade, os ‘Médicos da Alegria’ realizam brincadeiras e exibem pequenas montagens teatrais, apresentações de música, artes com balões, entre outras atividades.

Ao todo, 120 alunos dos cursos de graduação da Unesp no campus de Botucatu participam do projeto. Há também médicos e funcionários da própria universidade. Para isso, participam de um curso de ingresso através do qual recebem noções lúdicas e de relacionamento com os pacientes. Às segundas-feiras, a visita ocorre no setor de quimioterapia do HCFMB e toda quarta-feira, os “Médicos da Alegria” estão presentes na enfermaria de Pediatria.

Além desses locais, o projeto também participa de ações de saúde nos municípios da região de Botucatu como a Feira da Saúde- campanha de promoção da saúde à comunidade- e também a locais que recebem pacientes como as Casas Transitória e de Apoio Oncológico Infantil e APAE- Associação de Pais e Amigos do Excepcional.

Não somente o caráter social predomina no projeto. Todas essas atividades também integram um estudo ainda em desenvolvimento que analisa o nível de cortisol (hormônio do estresse) em crianças e adultos antes e depois da visita dos integrantes do ‘Médicos da Alegria’.

Contato mútuo enriquece alunos e pacientes
Isabella Ricoboni da Silva prepara seu kit de maquiagem e roupas características para realizar as visitas semanais às enfermarias do HCFMB. Aluna de graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, ela integra o projeto desde 2008 e foi sua coordenadora durante um ano.

Ela frisa que o contato humano proporciona melhoria na estadia e recuperação do paciente. “A conversa, o contato com o paciente proporcionam melhoria no ambiente hospitalar. Verificamos que após a visita dos ‘Médicos da Alegria’ eles (os pacientes) sentem-se mais confortáveis e, com isso, o ambiente em que estão se torna menos hostil”, ressalta.

Já a aluna do curso de Biomedicina do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp, Marina Rezende, se interessou em integrar o projeto esse ano. Conhecia iniciativas similares em Jundiaí (SP), sua cidade de origem. Algumas ocorrem em um hospital voltado ao câncer e isso a fez se aproximar do projeto desenvolvido pela FMB. “Percebemos que nossa presença fez a diferença quando entramos em um quarto e a criança está para baixo. Após alguns minutos, sentimos que ela ficou melhor. É essa a meta que temos quando entramos em contato com todos no hospital”, complementa Marina.

Há dois anos, a rotina de Felipe Camargo El Kassis tem sido enfrentar cirurgias e até longas internações. Sua estadia chega a durar semanas no hospital. Um dos fatores que amenizam o estresse é interagir com os ‘Médicos da Alegria’ em brincadeiras e conversas. Mãe do paciente, Daniele Camargo Alves, 23, sente que a criança fica mais confortada após as atividades. “Ele fica mais contente e as brincadeiras são boas para as crianças esquecerem um pouco a doença ou os problemas que passam”, complementa.

Festa celebrará os dez anos do projeto
Uma confraternização para celebrar esta primeira década do projeto ocorre no dia 4 de novembro, a partir das 22 horas no Areté Eventos, em Botucatu. A renda obtida com o evento será destinada para o custeio na aquisição de materiais usados pelo projeto no decorrer do ano. Durante a festa, será realizada homenagem aos fundadores e primeiros colaboradores do projeto.

Convites antecipados custam R$ 10 e R$ 25 (no dia do evento). Reserva de convites podem ser feitas pelo telefone (14) 3811-6020, no Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS).

Flávio Fogueral/ Jornal da FMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário