13 de out. de 2010

Crianças multam os pais

Ação da Polícia Militar em parceria com alunos de escola municipal prevê multa aos pais.

Com um talonário de multa nas mãos, a aluna Natália Maria dos Reis, 10 anos, não vê a hora de flagrar algum “escorregão” dos pais no trânsito para preencher o primeiro auto de infração, penalizando erros nas ruas. “Vou multar qualquer parente meu porque nas ruas tem muita falta de respeito. Já vi motorista até na contramão. Venho de perua, mas se tiver erro, também vou multar”, avisa a estudante do 5º ano B da Escola Municipal Rafael de Moura Campos.
 
O projeto começou nessa sexta-feira após uma palestra da Polícia Militar, realizada pelo capitão Aleksander Lacerda, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de São Manuel. A ideia surgiu quando a aluna da mesma classe, Rebeca de Oliveira Lacerda, 10 anos, que pediu a participação do pai que é policial militar nas ações preventivas de trânsito elaboradas pela equipe pedagógica escolar. “Eu disse que ele poderia ajudar porque já falou sobre trânsito nas escolas. Acho que essas multas vão melhorar a segurança”, afirma.
Outro aluno que está com o talão de multa nas mãos e atento a qualquer vacilo dos pais é Gustavo Venâncio da Silva, 10 anos, também aluno do 5º ano B, da escola municipal do Centro da Cidade. “Vou multar sem dó e acho que eles vão melhorar”, afirmou.
O capitão Aleksander explica que os alunos tiveram palestra sobre noções no trânsito para que cobrem os pais. “Eles poderão multar os pais, avós, primos e outros”, cita. “É uma forma lúdica para eles e que também atinge os pais. A intenção é estender esse trabalho a outras escolas”, cita o policial.
 
Informações sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone: (14) 3882-5656 – setor de comunicação da PM.


Palestra abordou vários temas
O capitão Aleksander Toaldo Lacerda, que ministrou a palestra “Eu Posso Fazer”, é especializado em trânsito urbano pelo específico, realizado pela Polícia Militar, além do de “Capacitação para Educação no Trânsito”, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Os principais assuntos abordados foram: o uso do cinto de segurança, o uso da cadeirinha de elevação para crianças, bebida versus direção e uso de celular no trânsito.
 
Ao final da palestra, as crianças receberam revistinhas educativas sobre trânsito e um talãozinho semelhante ao talão de multas, usados pelos órgãos de segurança pública para fiscalizar pais, parentes, vizinhos e amigos, propagando, assim, a conscientização iniciada pelo policial. (CAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário