25 de jun. de 2008

Vacinação da Polio prossegue até 5ª-feira; parte das crianças está sem a vacina

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até quinta-feira, dia 26 de junho, uma vez que a porcentagem preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% não foi alcançada.

O número da população nessa faixa etária no município é de 8.395, que compreende 1.645 menores de um ano e 6.750 entre 1 e 4 anos. A cobertura vacinal atingiu por enquanto 89,5%, o que representa 7.516 crianças, sendo vacinadas 1.466 com até um ano e 6.050 de um a 4 anos de idade.

Para Claudete Donini, educadora em Saúde Pública, o saldo alcançado foi positivo. “Apesar de não atingirmos o número preconizado pelo Ministério da Saúde, a procura foi grande e consideramos positiva essa porcentagem. Prorrogamos a Campanha até quinta-feira para tentarmos aumentar o índice de vacinação”, comentou.

As vacinas que combatem a paralisia infantil são destinadas para crianças com até 5 anos de idade e estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município. O horário de funcionamento das 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra os pais ou responsáveis para que levem a carteirinha de vacinação, e caso alguma vacina esteja com atraso, será atualizada. Vale ressaltar que a 2ª fase da Campanha está marcada para o dia 09 de agosto.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite leva o slogan “Tem que Vacinar, não pode bobear”. Mais informações podem ser obtidas através do site www.cve.saude.sp.gob.br.