25 de jun. de 2008

Oficinas podem aprimorar serviços em hotéis

A Secretaria de Turismo e Lazer de Botucatu, em parceria com o SINHORES – Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, lançou em maio último as oficinas de hotelaria, para camareiras e recepcionistas. Os cursos são os primeiros passos para a implantação do Centro de Capacitação da mão-de-obra operacional para Hotelaria e Gastronomia de Botucatu.

Desde 26 de maio, 40 alunos se revezam em aulas ministradas diariamente em salas definitivas, no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Região Sul. Os alunos recebem instruções através de oficinas de inglês e técnicas de atendimento, para camareiras e recepcionistas, com aulas teóricas e práticas.

Para que haja a configuração definitiva do Centro de Capacitação, no entanto, é necessária ainda a chegada dos equipamentos, hoje em fase de licitação, a reforma da cozinha e a celebração do convênio para o gerenciamento de pessoal, a ser celebrado entre a Secretaria de Assistência Social e o SINHORES, pois o projeto é subsidiado pelo Programa Bolsa Família.

Celebração do convênio - A escola foi criada por convenio celebrado através de várias parcerias: Escola João Dória Junior, Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo; SINHORES – Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Botucatu, Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Turismo e Lazer e Assistência Social e Programa Bolsa Família.

É de responsabilidade da Escola João Dória Junior, da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo, a capacitação dos monitores–professores, e o oferecimento do apoio metodológico para o planejamento, implantação e acompanhamento dos cursos. Ao Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Botucatu e ao poder público cabem a implantação, a direção, a coordenação e o funcionamento dos cursos.

Capacitação - A conclusão do processo de capacitação que acontece nessa primeira etapa, através das oficinas de camareira e recepcionista, está programada para acontecer no dia 10 de julho. Em seguida, terá início período de estágio. “Nossa preocupação é informar de maneira correta, todo o trabalho que vem sendo desenvolvido para a implantação da Escola”, afirmou Rita de Cássia Carnietto, Turismóloga e coordenadora das oficinas já implantadas.