25 de mai. de 2008

Pesquisa fará raio-x do transporte coletivo

A comissão de Assuntos Relevantes com a finalidade de acompanhar e discutir a renovação do contrato com a Empresa Auto Ônibus Botucatu Ltda voltou a se reunir no começo do mês. Ela é formada pelos vereadores Josey, Prof. Caldas, Lelo Pagani, Varoli e Luiz Rúbio, se reuniu novamente com representantes da Fatec para apresentação de proposta de pesquisa sobre o transporte público em Botucatu.

Ficou acertado na última reunião que será realizada uma pesquisa por alunos e professores da Fatec sobre o transporte coletivo realizado na cidade com a finalidade de dar parâmetros à comissão para realizar seus trabalhos com fundamentos concretos.
Estiveram mais uma vez presentes à reunião o Diretor da Fatec, Roberto Colenci e os Professores João Alberto Borges de Araújo e Luís Fernando Nicolosi Bravim.

Roberto Colenci mostrou aos vereadores presentes uma proposta de trabalho com planilhas de pesquisa baseadas no livro “Transporte Coletivo Urbano” de autoria de Antônio Clóvis Pinto e Isaac Guillermo Espinosa Torres. “Nesta pesquisa que será conduzida por docentes da Fatec com o apoio dos alunos do curso de logística deverá envolver parâmetros da avaliação que envolvem questões como acessibilidade, freqüência de atendimento, tempo de viagem, lotação, segurança, características dos ônibus, locais de parad, sistemas de informação, operadoras, estados das vias, entre outras questões”, informa ressaltando que pesquisa de tal porte leva, pelo menos, 30 dias para ser realizada.

Os vereadores gostaram das propostas apresentadas pelos representantes da Fatec e todos deverão se reunir com o prefeito municipal para apresentar o projeto de pesquisa pretendido. “Quando nos reunimos com o Prefeito Mário Ielo, ele se dispôs a arcar com as despesas da pesquisa. Acredito que a pesquisa a ser desenvolvida pela Fatec será de grande utilidade não somente para a nossa comissão, mas também para o Executivo que poderá ter nas mãos dados concretos e úteis sobre a situação do transporte coletivo em Botucatu. Vamos agora agendar uma reunião com o Prefeito para acertar tudo”, conclui Josey, presidente da comissão.