26 de mar. de 2008

PAT vai preparar desempregados para o mercado

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo capacitou funcionários dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT’s), em Botucatu. Esli Marcilio Roma e Débora Biazon vão integrar o programa Time do Emprego. Eles serão os "facilitadores" no projeto que tem por objetivo principal resgatar a auto-estima do trabalhador desempregado e prepará-lo para retornar ao mercado de trabalho.

O Time também proporciona uma reflexão sobre as experiências profissionais anteriores, de forma que o participante possa reconhecer suas próprias habilidades e atributos. O Time do Emprego é resultado da adaptação de uma tecnologia transferida do Canadá, por meio de um convênio realizado com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.

A proposta do Programa é identificar, dentro do cadastro dos PAT’s, as pessoas que têm dificuldade em encontrar uma vaga no mercado de trabalho e auxiliá-las a fazerem as escolhas corretas e atingirem suas metas de busca de emprego, através da valorização de habilidades adquiridas em experiências anteriores, tanto profissionais quanto de vida que o participante pode nem saber que tem e do resgate da auto-estima.

O Time de Emprego consiste em descobrir as habilidades das pessoas e beneficiarão aqueles que há tempos estão cadastrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador, mas que ainda não conseguiram emprego. “É uma chance também de um ajudar o outro a se encontrar”.

Os participantes serão orientados sobre como se comportar adequadamente em entrevistas de emprego, como falar deles mesmos, que é fazer o marketing pessoal para conquistar uma vaga no mercado de trabalho; preparados para testes psicológicos e para provas específicas como matemática e redação, elaborar currículo etc., como escolher o emprego que seja condizente com suas experiências profissionais. Todas as ações são desenvolvidas com o propósito de auxiliar na direção e busca de um emprego.

Para participar é necessário ser cadastrado no PAT-SIGAE e estar desempregado há mais de 6 meses em emprego formal (Carteira de Trabalho), ou acima de 16 anos a procura do Primeiro Emprego. As inscrições podem ser feitas no PAT a Rua João Passos, 246, das 8h às 16h.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Botucatu, está com as inscrições abertas no período de 24 a 31 de março para o Programa TIME DO EMPREGO, que oferece treinamento e acompanhamento aos desempregados. São 16 encontros no período de quatro meses, com três horas diárias, e com aproximadamente 25 participantes. As vagas são limitadas.