18 de mar. de 2008

Município teve 20 suspeitas de dengue

A Vigilância em Saúde Ambiental (EVSA) de Botucatu registrou entre o dia 3 de janeiro e 12 de março, 20 notificações de casos suspeitos de dengue, Desse total, cinco delas são negativas e 15 aguardam o laudo do laboratório de referência, segundo confirmou ontem, André Peres Barbosa de Castro, coordenador da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental da cidade.

A EVSA solicita aos moradores que colaborem eliminando possíveis criadouros em suas residências e que diante de qualquer sintoma suspeito da doença, como febre prolongada, e dores pelo corpo, principalmente atrás dos olhos, que procurem assistência médica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 150. "Considerando que temos um Índice de Breteau de 2,89, ou seja acima de 1,0, que é recomendado como um índice seguro, é importante que a população colabore, diminuindo os criadouros do mosquito e notificando todo e qualquer caso suspeito", comenta o coordenador da EVSA local.

Segundo o relatório de janeiro, Botucatu havia registrado 14 notificações de possíveis casos de dengue. Dentre os registros confirmados existia um positivo alóctone - tipo contraído fora da cidade (local de infecção Iturama - MG). Todos são suspeitos de dengue clássica, ou seja, nenhum deles apresentou complicações hemorrágicas, segundo esse primeiro levantamento de janeiro, segundo a EVSA.

Locais de risco - A região mais afetada até janeiro era a central com dois casos suspeitos. Existiam mais registros: dois na Vila Jardim (negativos), além de um caso nos bairros: Parque 24 de Maio, Vitoriana, Vila dos Lavradores, Boa Vista, Jardim Cristina, Cohab I, Jardim Ypiranga e Parque Marajoara. Também contam com único caso a Vila dos Lavradores, Recanto Azul (um caso negativo em cada local).

Os casos suspeitos foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz e se forem confirmados positivos, a Equipe iniciará trabalho de nebulização nas residências das regiões afetadas no sentido de eliminar a forma adulta do mosquito Aedes aegypti, quebrando assim a cadeia de transmissão da doença.

Os locais com maiores problemas de infestação do mosquito atualmente deverão ser divulgados pela EVSA para alertar os moradores. No período de chuva o risco de dengue é maior. Na quarta-feira, a Saúde divulgou que o índice de Breteau caiu para 2,10 - medido em março. (Com Comunicação). (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr/ ilustração).