27 de mar. de 2008

Crianças agora podem ouvir histórias na Nobel

Era uma vez...A partir dessa quinta-feira, 27, às 19 horas, a Livraria Nobel de Botucatu passará a oferecer semanalmente e com entrada franca, sessões de contação de histórias. Será um espaço destinado à crianças de várias idades que, acompanhadas dos pais, poderão soltar a imaginação e passar horas de muita cultura e fantasia.

O grupo Era uma vez...formado pelos professores Raimundo Moreira Costa (40), Nazareno P. Estevam Batista (38) e Luisete Carvalho Costa (37) terá a incumbência de envolver a garotada, sendo eles leitores ou ainda não. Eles são cearenses que estão juntos há cinco anos e, em Fortaleza-CE, já se dedicavam à contação de histórias, também em livrarias.

Na Nobel de Botucatu eles se apresentarão todas a quintas-feiras, às 19 horas. Serão aproximadamente 50 minutos e haverá um tema diferente todo mês. Nesta quinta-feira, serão contos populares, chamados "três contos para vocês". Raimundo explica durante as contações, são utilizadas várias canções, além de recursos gestuais. O grupo ajuda, inclusive, aos pais que têm interesse em aprender a contar histórias para seus filhos e também os orienta sobre qual o melhor livro para cada idade. É estudada a possibilidade de, em maio, ser realizada, na Nobel, uma oficina especialmente destinada aos pais.

Luisete destaca que através das histórias é possível resgatar o vínculo entre pais e filhos e também criar um ambiente familiar que é bastante saudável para a criança. "Hoje, durante a infância, eles não "sentem" muito. É tudo mais visual", avalia. "Crianças que não lêem podem ter, no futuro, dificuldade de se expressar, de se relacionar. Pedagogicamente, ouvir histórias - o que estimula a leitura e a criatividade - é muito importante", acrescenta Raimundo, lembrando que desde a gestação os pais já podem contar histórias e cantarolar para os filhos. "A partir dos dois anos de idade é importante que as crianças comecem a ouvir histórias. É um momento de calor", cita Nazareno. "As histórias podem ser usadas, também, para ajudar a criança a lidar com traumas e outras situações", salienta Luisete.

O grupo Era uma vez...se prepara para lançar um CD com músicas infantis compostas por eles, na sede da Nobel em Botucatu. A data ainda será agendada. Confira a programação de contação de histórias que a Nobel preparou até junho:

ABRIL
Era uma vez conta Monteiro Lobato

Em comemoração ao mês do livro e da leitura será possível viajar em histórias e canções, onde cada criança percorrerá caminhos encantados encontrados nas histórias do maior autor da literatura infantil.

MAIO
Acalanto e Colo Histórias que Mamãe contava

Em maio, mês das mães, as crianças poderão ouvir e cantar acalantos que embalam os sonhos infantis e histórias que os ajudaram a dormir e sonhar com as boas imagens da figura materna.

JUNHO
Contos populares juninos

Durante esse mês a cidade se ilumina com os festejos juninos. Quem for até a Livraria Nobel poderá partilhar das várias histórias populares que rodeiam o Brasil, dando seu às crianças a oportunidade de conhecer a diversidade cultural através dessas histórias varias vezes contadas e recontadas.