15 de jul. de 2013

Curso na Unesp Botucatu abrange técnicas de fotografia para uso científico


Uma arte que fascina e ganha cada vez mais adeptos, a fotografia se transformou também em importante ferramenta ao mundo acadêmico. Para apresentar técnicas e conhecimento específico, o Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB) promove, de 22 a 28 de julho, seu primeiro curso de Fotografia Científica do Jardim Botânico, voltado a pesquisadores e à comunidade. As inscrições terminam em 14 de julho.

A capacitação tem doze vagas disponíveis e pretende mostrar como a fotografia se insere nos estudos acadêmicos ao retratar fauna, flora e a relação com as atividades humanas. Também é essencial no registro dos resultados obtidos nas mais diversas pesquisas.

Estão previstas 40 horas de aula que contemplam tópicos teóricos que vão desde história da fotografia, tipos de câmeras, funções existentes no equipamento (ISO, obturador, fotometria, balanço de branco), uso do flash, composição estética, tratamento básico da imagem com softwares específicos, criação de portfólio e ética na fotografia. Tais atividades ocorrem no Departamento de Botânica, no campus de Rubião Júnior da Unesp das 8 às 12 e das 14h30 às 17h30. Uma aula noturna será promovida no último dia de curso.

Os participantes devem colocar em prática os conteúdos apresentados com práticas de fotografias nas dependências do Jardim Botânico do IBB, também em Rubião Júnior. Todo o conteúdo será ministrado por César Claro Trevelin, Pedro Sartori Manoel e Sérgio Akira Adachi, alunos do instituto e com especialização em fotografia.

“É uma área que exige domínio pelos pesquisadores pelo seu uso em publicações científicas. Saber a melhor utilização do equipamento e dos princípios da fotografia é interessante para o mundo científico e também à comunidade, que pode ter uma visão diferenciada do mundo”, ressalta professora Elza Guimarães Santos, coordenadora do curso.

Para os interessados, o investimento neste primeiro curso de fotografia será de R$ 90 a ser pago por depósito bancário. Serão oferecidas duas vagas com isenção de taxa de participação, mediante o preenchimento de um questionário socioeconômico.

Deve ser enviado um email para o endereço: bicanco@hotmail.com, onde deve ser manifestado o interesse em participar. Posteriormente será enviada a ficha de inscrição com o número da conta para o depósito da taxa de matrícula. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (14) 3880-0140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário