7 de fev. de 2013

Em um ano Museu do Café teve 20 mil visitantes


Durante o ano de 2012 o Museu do Café recebeu 19.612. Essa marca ficou apenas 9 números abaixo do recorde de visita, registrado no ano de 2010 com exatos 19.621. As marcas registradas, desde 2006 quando do inicio dos trabalhos no projeto são as seguintes: 
 
2006 -    2.303 visitantes
2007 -    2.769 visitantes
2008 – 13.351 visitantes
2009 – 16.278 visitantes
2010 – 19.621 visitantes
2011 – 18.358 visitantes



Somados os resultados desde 2006, o Museu recebeu 92.292 visitantes. Importante registrar que os resultados obtidos são em função do apoio que o projeto vem conseguindo junto as empresas parceiras, incluindo nesse caso, a imprensa. Desde 2006 os jornais, revistas, rádios, televisões e mídia eletrônica, dentre outros, tem dado ampla cobertura as ações e eventos realizados no Museu o que, por certo, tem contribuído muito para o número de visitantes crescer a cada ano.

Outro detalhe que também precisa ser considerado é o esforço da equipe de monitores, que até o final de dezembro contava com 3 membros. Esses monitores são responsáveis por todo o atendimento aos visitantes, e também por permitir o funcionamento do Museu nos finais de semana e nos feriados.
Agora a meta é que o Museu supere a marca de 100 mil visitantes até o meio deste ano.

Procedência dos visitantes: Fechado o ano de 2012, e de acordo com o “Livro de Visitantes”, de um total de 9.084 registros, a distribuição da procedência é a seguinte:
Botucatu –                    4.127 visitantes
Interior de São Paulo – 3.161 visitantes
São Paulo – capital –       933 visitantes
Outros Estados –             669 visitantes
Outros Países –               194 visitantes

Evidente que esses números são inferiores ao número total de visitantes, pois, nem todos registram a procedência no livro. Mas mesmo assim é um indicador importante do Museu, Chama atenção o número de visitantes estrangeiros. Já em relação ao Brasil o Museu recebe visitantes de todos os Estados. 


2013: Para o ano que se inicia o Coordenador do Núcleo espera que algumas questões fundamentais sejam enfrentadas. Uma delas está relacionada ao tombamento do conjunto arquitetônico histórico da Fazenda Lageado, pelo CONDEPHAAT. É fundamental que a Universidade, independente da unidade que utiliza o prédio tombado, seja a FCA ou a FMVZ, se preocupe com as novas obras e ações no interior do limite da área tombada. Algumas intervenções realizadas nos últimos anos, já durante período em que o processo de tombamento estava em fase final de análise e, portanto, impedida qualquer ação sem comunicação àquele órgão, devem ser reavaliadas. Por outro lado, para o Conselho pouco importa a Unidade que utiliza o imóvel, a responsabilidade final é da UNESP. Outra preocupação está relacionada a circulação de caminhões, alguns com excesso de peso e altura, pela área histórica tendo sido registrado inclusive danos ao patrimônio histórico. É fundamental que a Universidade normatize essa circulação objetivando preservar o patrimônio. Também deverá merecer atenção ao longo de 2013 a preservação e restauro da antiga Casa Grande que abriga o Museu do Café. Já algum tempo o prédio vem sendo acompanhado e as medidas de reforço da estrutura devem ser priorizadas. Antes disso entretanto é fundamental que a Universidade disponha de um projeto completo de restauro do imóvel como forma de demonstrar sua preocupação a preservação desse importante patrimônio do nosso Estado. Essas são algumas das questões que devem ser priorizadas ao longo de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário