13 de dez. de 2012

Simulador de Direção Veicular para tirar CNH é obrigatório a partir de 2013


Para os futuros condutores que participarão do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será obrigatório, além do exame médico, psicotécnico, curso teórico e prático, passar pelo Simulador de Direção Veicular (somente quem vai habilitar na categoria “B” (carro).



  Os Centros de Formação de Condutores terão até o dia 30 de junho de 2013 para se adequar às normas estipuladas para o uso do equipamento, conforme determina a Resolução Contran 420, publicada no dia 07/11/212.

O objetivo é utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito. Assim, enfrentará as aulas práticas com mais segurança, após o treinamento virtual no simulador.

Serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.

Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da aulas teóricas, e antes da realização do exame teórico.

Estudos indicam que o uso do simulador pode reduzir pela metade o número de acidentes, nos 24 primeiros meses após aprovação da habilitação. Desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista, assim como os conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional.


João Luis Moretto
Especialista em Legislação de Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário