19 de set. de 2011

Evento sobre iniciação científica reúne alunos de Botucatu

1ª Fase do Congresso de Iniciação Científica da Unesp reúne dezenas de alunos no IBB e FM de Botucatu
 
A inserção dos estudantes de graduação no mundo da pesquisa foi o tema que mobilizou professores, pesquisadores e alunos durante a primeira fase do 23º Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC), que ocorre dias 19 e 20 de setembro, no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). A abertura dos trabalhos contou com uma palestra da pró-reitora de Pesquisa da universidade, professora Maria José Soares Mendes Giannini.

Durante sua apresentação, a pró-reitora enfatizou que a iniciação científica é uma das etapas que devem ser percorridas para que haja um aumento da produção intelectual no meio acadêmico. “Uma universidade só pode ensinar bem se ela faz pesquisa. Isso faz com que pensemos e nos motivemos a inserir a iniciação científica em nossas vidas”, avaliou.

Após a cerimônia de abertura, Maria José Soares Mendes Giannini abordou o tema “A importância da iniciação científica para a educação e para a carreira profissional” .

Professora Silvana Artioli Schellini, diretora da FMB, disse, na abertura do congresso, que a iniciação científica é um diferencial importante para a vida universitária dos estudantes. “Os alunos devem, cada vez mais, ser incentivados a se aproximarem da produção científica”, aconselha. “A FMB tem tentando trazer para o currículo da graduação a disciplina de metodologia científica, que consideramos fundamental para a formação do aluno”, acrescenta.

Ainda no dia 19, período da tarde, ocorreu apresentação oral de trabalhos, na Central de Salas de Aula da FMB. Dia 20, essa atividade terá continuidade, no mesmo local e a partir das 20 horas haverá uma palestra com o professor Gilson Volpato, do Departamento de Fisiologia do IBB, no auditório principal da Central de Salas de Aula da FMB. Em seguida, será realizado o encerramento com premiação dos melhores trabalhos.

Além das unidades de Botucatu da Unesp, também participa do evento o Câmpus Experimental do Litoral Paulista. A 2ª fase do CIC será realizada de 30 de outubro a 1 de novembro, no município de São Pedro.

Presentes – Estiveram na abertura do CIC, também, o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Luiz Carlos Vulcano, que é presidente do Grupo Administrativo do Campus (GAC) de Botucatu; o diretor do Instituto de Biociências, Renato Eugênio da Silva Diniz; o vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas, José Matheus Yalenti Perosa e a presidente da Comissão de Pesquisa da FMB, professora Célia Regina Nogueira, além dos presidentes da mesma comissão nas outras unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário