5 de jul. de 2008

Motociclistas têm novas regras para estacionar

O Departamento de Engenharia de Tráfego iniciou quinta-feira, 3 de julho, a campanha educativa para orientar os motociclistas sobre a nova regra de fiscalização da Zona Azul, que entra em vigor na cidade de Botucatu a partir de segunda-feira, 07 de julho.

De acordo com a Lei nº 4.902 de 02 de abril de 2008, são determinadas vagas específicas para motos nos bolsões de estacionamento. O decreto foi assinado em 23 de junho e publicado no Semanário Oficial, sob o número 7.647 que regulamenta a Lei. O objetivo é reestruturar as áreas especiais de veículos na Zona Azul, e o Artigo 10 proíbe o estacionamento de motocicletas nas áreas reservadas para os carros.

Segundo Thaís Carvalho, educadora de Trânsito, os motociclistas estão aceitando bem a nova determinação e aproveitando para esclarecer dúvidas. “A maioria das pessoas que foi parada no bloqueio educativo está aceitando muito bem a nova regra e também concordando com a determinação. Um assunto esclarecido foi que não haverá a cobrança da taxa de Zona Azul para motos, apenas terão que estacionar no local determinado”, destacou.

Marcos Reinaldi foi um dos motociclistas orientados durante a campanha. “Eu acho que está correta essa determinação. Além da moto eu tenho um carro, e quando o utilizo para vir aqui na Amando de Barros, pago a Zona Azul e muitas vezes não encontro lugar para estacionar, porque as vagas estão ocupadas pelas motos”, comentou.

MULTA PREVISTA

Vale lembrar que cada bolsão terá um número determinado de vagas e, caso o motociclista estacione em desacordo ou fora da sinalização específica, poderá sofrer multa no valor de R$ 53,20 e também acumular 3 [três] pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A campanha educativa conta com a ajuda da Guarda Mirim na distribuição de folhetos explicativos e bloqueio da Polícia Militar na Rua Amando de Barros. Mais informações no telefone 3882-9888, do Departamento de Engenharia de Tráfego de Botucatu.