5 de jul. de 2008

Botucatu lança campanha contra queimadas

A Secretaria de Meio Ambiente lançou na manhã de sexta-feira, 4, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, a Campanha contra queimadas 2008, com o objetivo de reduzir e fiscalizar os focos de incêndio em Botucatu.

Com o tema “Botucatu não merece queimar”, as pessoas envolvidas no trabalho distribuíram folhetos e materiais explicativos para todos que passaram pelo posto montado, buscando conscientizar em relação ao prejuízo ambiental causado pelas queimadas.

Para o senhor Marcílio Bugareli, a campanha é de extrema importância. “A campanha serve para conscientizar as pessoas que não podem acontecer queimadas, que além de destruir plantações ainda prejudicam a nossa saúde”, comentou.

Impactos

As queimadas, de qualquer natureza, causam nas pessoas uma série de problemas de saúde devido à fumaça e às partículas que ficam no ar, em suspensão. Alguns dos efeitos mais comuns são causados no sistema respiratório, como asma, bronquite, tosse, falta de ar, nariz entupido, irritação nos olhos e garganta, e também problemas de alergia e vermelhidão na pele.

As emissões resultantes após a queimada são, em princípio, monóxido de carbono [CO], fuligem e cinza e outros compostos químicos com variado grau de toxicidade para a saúde humana.

Neste ano, além das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Obras, Saúde e Comunicação, Defesa Civil, Polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Unesp, Sabesp e Ongs, participaram do ato os Jovens Construindo a Cidadania e Guarda Civil Municipal.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3882-1290, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Confira os telefones de emergência:

Polícia Ambiental – 3882-6070
Defesa Civil – 199
Guarda Civil Municipal – 199