O Governo do Estado de São Paulo lançou na tarde desta segunda-feira, 23, o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), uma parceria entre a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Centro Paula Souza. Com objetivo de qualificar e requalificar o trabalhador paulista desempregado para aumentar sua empregabilidade, o programa formará 180 mil trabalhadores até 2010, com investimento aproximado de R$ 180 milhões. Entre as cidades beneficiadas está Botucatu.
“Desde o início desta gestão, foram traçadas diretrizes de ação para a Sert, determinando as principais ações para as quais ela deveria estar voltada. E a primeira delas é a qualificação profissional, ou seja, a educação para o trabalho”, afirmou Guilherme Afif, secretário de Emprego e Relações do Trabalho.
O governador José Serra destacou os pontos essenciais do PEQ. O primeiro foi o Diagnóstico da Qualificação Profissional, feito para embasar as ações do governo nessa área. “Esse levantamento foi fundamental para o programa”, disse Serra. “O segundo ponto é a técnica empregada nos cursos que serão presenciais e utilizarão recursos multimídia, além das entidades altamente qualificadas”, descreveu o governador.
Em terceiro lugar, Serra citou o público alvo que está muito bem definido: pessoas de 30 a 59 anos que têm mais dificuldade para se colocar no mercado de trabalho. Destacou também as parcerias com todas as entidades que podem contribuir efetivamente com o trabalho de qualificação. Chamou ainda a atenção para o número expressivo de pessoas atendidas e o valor que o Estado está canalizando para o programa.