25 de jun. de 2008

Ipem-SP fiscaliza 106 postos no Estado e apreende 17 bombas

Operação verificou a quantidade medida em mais de mil bombas de combustíveis de postos em todo Estado, na última terça-feira, 24. Ação envolveu mais de uma centena de técnicos e resultou na apreensão e remoção de 17 bombas em dois postos na capital. No total os fiscais aplicaram 29 autos de infração contra 12 postos de combustíveis.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 1.019 bombas de combustível de 106 postos de serviços no Estado, sendo 21 na Capital Paulista e Grande São Paulo (Guarulhos, Carapicuíba e Suzano) e 85 nas áreas cobertas pelas 13 regionais do instituto no interior.

A ação, que envolveu mais de uma centena de técnicos em todo Estado, resultou na apreensão de 17 bombas em dois postos na capital. No total os fiscais aplicaram 29 autos de infração contra 12 postos de combustíveis por erros no fornecimento em prejuízo do consumidor, vazamentos, má conservação e falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

Bauru
Em Bauru, as equipes da regional fiscalizaram quatro postos em Pederneiras e Barra Bonita. Dois postos foram autuados em Pederneiras: M. H. Silva Pereira e Silva & Matano Ltda. No primeiro, localizado na Av. Tiradentes, S-76, a causa da autuação foi o rompimento do lacre eliminador de ar e gases. No segundo, localizado na Av. Tiradentes, S-320, o erro era de -140 ml nas vazões máxima e mínima em uma das bombas do posto.

Sorocaba

Em Sorocaba, as equipes da regional fiscalizaram cinco postos nas cidades de Itapetininga e Sorocaba. Dois postos foram autuados em Soracaba. Autoposto Avenida Ltda. e Nandinho Comércio de Combustíveis e Lubrificantes Ltda. No primeiro, localizado na Av. Dr. Armando Pannunzio, nº. 1000, o erro era de -140 ml nas vazões máxima e mínima a cada 20 litros. No segundo, na Av. Dr. Armando Pannunzio, nº. 412, a razão das autuações foram por ausência de lacre no eliminador de ar e gases e no eixo transmissor das bombas.

Não foram encontradas irregularidades nos postos fiscalizados pelas regionais do Ipem em Santos, Santo André, São José dos Campos, São Carlos, Araraquara, Marília e Campinas.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.