22 de mar. de 2008

Nova linha da Induscar deve gerar empregos

Foi divulgado nessa sexta-feira pelo Jornal Diário da Serra que a líder nacional na montagem de ônibus urbanos, a Induscar, deve investir agora em uma nova linha de microônibus. Uma fábrica será montada próximo a Irizar, em Botucatu. O novo investimento deve gerar 200 novos empregos.

Detalhes dessa novidade serão anunciados nessa segunda-feira em coletiva na Prefeitura Municipal.

A Induscar, empresa encarroçadora de ônibus, tem seu escritório central localizado na cidade de São Paulo e um parque fabril na cidade de Botucatu, SP, com uma área total de 280.000 m2 e 85 mil metros de área construída. Tem cerca de 2500 colaboradores em empregos diretos na fábrica, participando do crescimento do pólo industriário da região e do Brasil.

A Induscar, é detentora da marca Caio, que mantém uma tradição de 61 anos. Atualmente é a líder de produção brasileira no encarroçamento de ônibus urbanos. Chegou aos seus sete anos como líder na produção de ônibus urbanos, com 38% de market share desse segmento. Em 2007, foram produzidos 5.965 ônibus urbanos, 22% a mais que em 2006 (4.900 unidades).

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), a produção total em 2007 foi de 28.239 ônibus, incluindo todos os modelos.

Ela atua em todo o território nacional e em países como a África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, jordânia, Líbano, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti, Trinidad Tobago, entre outros. Sua capacidade de produção é de 40 carrocerias ao dia.

A Caio nasceu quando o imigrante José Massa iniciou suas atividades comerciais em 1946, colaborando com a evolução do transporte coletivo do Brasil. A fábrica de Botucatu foi inaugurada oficialmente em 1982.

Em janeiro de 2001, o Grupo Ruas, constituído por empresas de transporte de pessoas, assumiu, por meio da empresa Induscar, o parque fabril e o direito de uso e comércio dos produtos Caio, além de vendas de veículos comerciais, chassis para ônibus, caminhões e automóveis nacionais e importados.