6 de mar. de 2008

Em um ano, Polícia Militar prendeu 290 pessoas


Foto ilustrativa/ C. Alves

DA REDAÇÃO

Polícia Militar de Botucatu (1ª Companhia), divulgou o balanço de suas atividades de 2007. Um dos números mais expressivos é a prisão de 290 pessoas em 12 meses, o que também resulta em uma média de 24 suspeitos levados ao encarceramento nesse período. Só o tráfico de drogas levou 66 pessoas à cadeia, segundo informação da PM. Não são contabilizadas as prisões feitas pela Polícia Civil.

Onze pessoas foram flagradas com arma de fogo e ocorreram oito casos de embriaguês ao volante. Foram 20.280 abordagens a suspeitos e 22.258 vistorias em veículos. Dos 12 quilos de droga apreendidos, quase que a totalidade foi de maconha. A PM atendeu, no geral, 4.232 ocorrências.
A maioria das prisões, segundo o comandante da Polícia Militar, capitão Maurício José Raimundo, diz respeito a furto ou tráfico. “A gente tem feito um estreitamento contra o furto que é um dos grandes números que incomodam na cidade, então esse empenho acaba gerando uma quantidade grande de prisões. Damos atenção ao combate às drogas, que são as grandes incentivadoras da violência”.

Os números considerados positivos pela corporação são de arma de fogo. “Numa cidade que não é tão grande o uso de arma, já que foram sete homicídios em 2007, a Polícia consegue êxito na apreensão. Isso se deve à participação da população através de denúncia 190. A comunidade tem um sentimento de desarmamento. Após denúncias vamos até o local com mandados de busca”, conta.

O que mais incomoda a Polícia hoje são os assaltos. “A grande preocupação é com os roubos, por isso existe uma concentração de forças da Polícia, pois é um crime mais grave. No furto à residência existe uma intensificação de patrulhamento”, diz.

Outro dado interessante é que metade dos carros furtados foram recuperados. Quanto ao número de furtos de motos o comandante da PM diz que estão acontecendo bloqueios. Operações fiscalizam a numeração dos motores dos veículos para coibir os receptadores.