14 de jul. de 2013

Botucatu aprova projeto de caixas eletrônicos para baixinhos e cadeirantes

Foi aprovado, na sessão da Câmara Municipal da última quarta-feira, dia 10, o Projeto de Lei n° 53/2013, de autoria dos vereadores Izaias Colino (PSDB) e Valmir Reis (PPS), que “Dispõe sobre a instalação de Caixas Eletrônicos em Altura Reduzida nas Agências e Postos Bancários do Município de Botucatu e dá outras providências”.  



O Projeto de Lei dos parlamentares visa estabelecer que as agências e postos bancários localizados no Município de Botucatu, que possuírem caixas eletrônicos para auto-atendimento, disponibilizem aos clientes pelo menos um terminal com tela e teclado em altura reduzida, compatível para utilização por usuários de cadeiras de roda e pessoas com baixa estatura.

Para os vereadores, a medida é necessária. “É dever de todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social das pessoas com deficiências especiais e com baixa estatura se torne de fato uma realidade brasileira. Esperamos estar contribuindo para a inclusão social em Botucatu através de nosso projeto que, a nosso ver, estabelece uma ação necessária para facilitar as atividades de pessoas com cadeiras de rodas e de baixa estatura”, informa Valmir Reis.


“Situações simples como ir ao caixa rápido para efetuar um saque, pagamento de uma conta e outros acabam sendo ações impossíveis para alguns cidadãos, pois os equipamentos estão sendo instalados de forma a promover a exclusão de pessoas com deficiência, o que é totalmente contrário ao real objetivo da lei que trata da Acessibilidade. Como quaisquer outros cidadãos, estas pessoas possuem contas bancárias e necessitam alcançar os terminais eletrônicos, mas nem sempre podem contar com a ajuda de alguém de sua confiança para realizar tais operações, por isso, é fundamental garantir-lhes o uso pessoal a esses caixas, por isso nosso projeto. A apresentação do Projeto de Lei pretende contribuir para a inclusão social dos portadores de necessidades especiais e com baixa estatura, objetivando a implantação de pelo menos um terminal com tela e teclado em altura reduzida, compatível para a utilização por usuários de cadeira de rodas e de baixa estatura, em todas as agências e postos bancários do Município de Botucatu que possuam auto atendimento. Fico contente em ver que os demais vereadores entenderam a necessidade da ação e deram sua aprovação ao projeto”, destaca Izaias Colino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário