14 de dez. de 2012

Cuidados aos pacientes com câncer na viagem

Icesp orienta pacientes com câncer sobre cuidados nas viagens de férias

Algumas dicas importantes devem ser seguidas por quem passa por tratamento oncológico e pretende viajar no final do ano

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, preparou uma série de dicas e orientações para as férias voltadas especialmente para quem passa por tratamento oncológico. Isso porque muitos pacientes em tratamento contra o câncer aproveitam as festas de final de ano longe de casa e, para garantir o bem-estar de todos, algumas recomendações devem ser seguidas.
 
O primeiro e fundamental passo é que o médico saiba e esteja de acordo com a decisão do paciente em viajar. Outra importante recomendação é que pacientes em tratamento quimioterápico devem proteger-se do sol com uso de filtro solar e roupas adequadas, que devem incluir chapéus ou lenços na cabeça. Os medicamentos podem manchar a pele e cuidar disso com o uso de bloqueadores solares é imprescindível.
Cuidar da alimentação também faz parte da rotina de cuidados. É importante que o paciente sempre consuma alimentos frescos e de procedência confiável, além de beber bastante líquido. Outra dica é não esquecer de levar na viagem todos os medicamentos que estejam em uso, assim como os sintomáticos, utilizados em caso de dor, febre e vômito, por exemplo.
“Algumas dicas essenciais podem e devem ser seguidas. É fundamental que o paciente adote todas as recomendações dadas pelo médico que o acompanha, garantindo seu bem-estar e uma viagem sem imprevistos”, orienta Maria Del Pilar Estevez, oncologista clínica do Instituto do Câncer.
É importante destacar ainda que se o paciente apresentar febre igual ou superior a 37,8ºC (medida em baixo das axilas) e estiver em quimioterapia ou radioterapia, deve procurar imediatamente o serviço local de saúde ou entrar em contato com o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário