27 de nov. de 2012

Rio de Brotas é destaque pela sua preservação



O rio Jacaré Pepira Mirim é um afluente da margem direita do Rio Tietê esta localizado no centro do Estado de São Paulo pertencente à bacia do rio Paraná. Ele nasce na divisa dos municípios de Brotas, São Pedro e Itirapina na Serra de Itaqueri numa altura de 960 metros sobre o nível do mar e deságua no rio Tietê na divisa dos municípios de Itaju e Ibitinga a cerca de 400 metros de altitude. 



Sua extensão é de aproximadamente 175 quilômetros. Seu trecho inicial, no município de Brotas, é muito utilizado para a prática de esportes de aventura, constituindo-se em importante recurso natural para o desenvolvimento regional por seu enorme potencial turístico. 

O rio Jacaré Pepira é considerado um dos menos poluídos do Estado de São Paulo considerando sua extensão e volume, com vegetação ciliar preservada nas margens em grande parte de sua extensão, o que faz dele uma importante reserva de biodiversidade, além de atrair grande número de pescadores esportivos. 

No Dia do Rio, a ONG Movimento Rio Vivo com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Brotas traz aos interessados um texto informativo do Rio Jacaré Pepira Mirim.




A ONG Movimento apoia e dá andamento as ações do Projeto Expedição Jacaré Pepira. Este projeto realizado desde 2007 com o objetivo de diagnosticar, mobilizar, envolver e conscientizar cidadãos dos 13 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré Pepira. Essas ações podem ser observadas no site: www.jacarepepira.blogspot.com

A iniciativa de integração dos 13 municípios que compõe a bacia hidrográfica do Rio Jacaré Pepira Mirim em formato de Consórcio Intermunicipal iniciou-se em 1986, tem estudos relevantes da fauna e flora da região de referencia ainda nos dias atuais e é um dos trabalhos lembrados pela ONU como sendo uma das únicas iniciativas mundiais de mobilização para a Preservação de um Rio, pois as demais existentes no mesmo formato trás o objetivo de Recuperação Ambiental de Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário