26 de nov. de 2012

Botucatu terá dois novos hospitais

Aberta licitação para obras do AME e unidade da Rede Lucy Montoro
Grande notícia para Botucatu. Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no último sábado (24), a abertura da concorrência pública 11/2012, objetivando a execução das obras de reforma e ampliação do edifício que abrigará o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e a Unidade de Reabilitação da Rede Lucy Montoro.

O Governo do Estado investirá em torno de R$ 16 milhões para adaptar as antigas dependências da Brashidro, no km 253,6 da rodovia Marechal Rondon, que foram adquiridas pela atual administração municipal a fim de instalar esses dois importantes equipamentos públicos voltados ao atendimento de saúde da população. A abertura das propostas está prevista para o dia 14 de janeiro de 2013. O prazo para execução das obras é de dois anos.


O AME de Botucatu atenderá em torno de 20 especialidades médicas, entre elas acupuntura, alergologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia; mastologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, urologia, entre outras. A unidade estará capacitada também para realizar cirurgias ambulatoriais e oferecer diversos tipos de exames de apoio diagnóstico, como audiometria; densitometria; eletrocardiografia; ecocardiograma; eletroencefalograma; endoscopia; mamografia; Raios X simples e contrastado; teste ergométrico; ultrassonografia Geral e Doppler, entre outros (veja lista completa a baixo).
A proposta visa melhorar a assistência aos usuários e desafogar o atendimento de hospitais e outras unidades de saúde da região. O Hospital das Clínicas de Botucatu será um dos maiores beneficiados. Para o superintendente do HCFMB, Emílio Carlos Curcelli, o AME preencherá uma lacuna existente no sistema de saúde de Botucatu. “Esse novo equipamento público reduzirá substancialmente o tempo de espera por consultas de especialidades. Hoje, essa demanda toda é absorvida pelo Hospital das Clínicas, que não consegue dar conta de atender a todos como deveria”, afirma.

“O ambulatório contará com modernos equipamentos que permitirão ao paciente passar por consulta e exames. Se for necessário tratamento especializado, o encaminhamento será realizado na mesma data. Significará um grande avanço para nosso sistema de saúde”, enfatiza o vice-prefeito e ex-secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior.
Já o Centro de Reabilitação Lucy Montoro oferecerá à pessoa com deficiência condições de efetiva inserção social a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. A unidade contará com reabilitação física e sensorial (audição e visão) integral; condicionamento físico em atendimento individual e em grupo; RPG e terapia ocupacional; hidroterapia, função pulmonar, ergoespirometria, podobarometria, análise do movimento, eletroneuromiografia, potencial evocado, urodinâmica e terapias complementares; oficinas terapêuticas e profissionalizantes; além de oficinas próprias de órteses e próteses.

Por conta disso serão abertos processos para contratação de médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em reabilitação.

O prefeito João Cury comemora a abertura da licitação, etapa importante para consolidar a instalação do AME e da Rede Lucy Montoro em Botucatu. “Com o AME vamos poder oferecer mais de 20 especialidades médicas, onde a pessoa passará por consulta e já será encaminhada para exames. Vamos dar um salto de qualidade e Botucatu passará a ocupar uma posição privilegiada. A instalação do Centro Lucy Montoro nos colocará no rol de um seleto grupo de cidades com uma estrutura de saúde diferenciada para atender as pessoas com deficiência. Essa unidade fará integração com a rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Esse grande investimento contribuirá de forma decisiva para significativos avanços na área de saúde pública para Botucatu e toda a região. Quem ganha com isso é a população”.

COMO FUNCIONA CADA UM

AME (Ambulatório Médico de Especialidades)
ATIVIDADES: (já aprovadas pelos órgãos competentes do SUS)
* Consultas médicas: Acupuntura; Alergologia; Cardiologia; Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Gastroenterologia e Proctologia; Ginecologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia Infantil; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Reumatologia; Urologia; Obstetrícia e Infectologia.
* Exames Especializados: Audiometria; Impedanciometria; Cistoscopia; Colposcopia; Densitometria; Broncoscopia; Eletrocardiografia; Ecocardiograma; Eletroencefalograma; Eletroneuromiografia; Endoscopia; Colonoscopia; Espirometria; Holter 24h. ; M.A.P.A.; Mamografia; Nasofibroscopia; Raios X simples e contrastado; Teste ergométrico; Urodinâmica. Ultrassonografia Geral e Doppler
* Cirurgias Ambulatoriais

Centro de Reabilitação Lucy Montoro
ATIVIDADES:
• Reabilitação física e sensorial (audição e visão) integral;
• Condicionamento físico em atendimento individual e em grupo; RPG e terapia ocupacional.
• Hidroterapia, função pulmonar, ergoespirometria, podobarometria, análise do movimento, eletroneuromiografia, potencial evocado, urodinâmica e terapias complementares;
• Oficinas Terapêuticas e Profissionalizantes
• Oficinas próprias de órteses e próteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário