15 de set. de 2011

Cidade pode ter ‘Dia de Luta pela Educação Inclusiva’

Vereador Carlos Trigo propõe data para fomentar o debate sobre o tema


O vereador Carlos Trigo (PT) vai propor a inclusão de um dia especial para discussão sobre Educação Inclusiva no Calendário Oficial de Município. O projeto já está no Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Botucatu para análise técnica.


De acordo com o parlamentar, trata-se do ‘Dia de Luta pela Educação Inclusiva’, programado para ser comemorado, anualmente, no dia 14 de abril – aniversário oficial de Botucatu.


Para o vereador Carlos Trigo, o objetivo da iniciativa é o de fomentar o debate sobre o tema, incluindo-o na agenda de discussão do Município. “Com isso, a intenção é que sejam garantidas conquistas e maior atenção para a questão, sugerindo ações concretas, visando desenvolver ainda mais a inclusão da pessoa com deficiência”, argumenta.

O parlamentar destaca a dificuldade de inserção de pessoas com algum tipo de deficiência na Educação formal. “Ainda existe muito preconceito em relação à participação desses estudantes em salas de aula convencionais, além de certa falta de estrutura nas unidades escolares”, aponta.


Apesar disso, Trigo destaca que têm sido percebidos avanços na área. “Já foi muito mais difícil, principalmente, em função dos baixos recursos investidos e que hoje já são em maior número”, ressalta.


Trigo, que é deficiente visual, lembra de sua trajetória estudantil. “Digo por experiência que sempre foi difícil a inclusão desses estudantes e ressalto o quanto é importante para todos essa iniciativa, tanto para as pessoas com deficiência quanto para os demais alunos”, salienta.


A expectativa do vereador Carlos trigo (PT) é que o projeto de Lei que institui o ‘Dia de Luta pela Educação Inclusiva’ possa entrar na pauta de votação da Câmara Municipal de Botucatu ainda no mês de setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário