6 de nov. de 2008

Trotes tentam desviar a Polícia da serra

Nem as mortes ocorridas na serra de Botucatu (Rodovia Marechal Rondon) conscientizaram os caminhoneiros que usam o trecho que liga a cidade a Conchas. Segundo o comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMR) da região, sargento Roberto Morgato, de dois a três trotes são praticados por semana provenientes de motoristas que tentam desviar a atenção dos policiais para que consigam passar pela serra.

Hoje, uma Portaria de 2004 proíbe a passagem de veículos acima de três eixos naquele trecho. "Há trotes de motoristas alegando que ocorreu acidente em um ponto distante da serra para que consigam descer pelo local proibido. Eles passam após a viatura deixar essa fiscalização", comenta Morgato.

Ele explica que geralmente os trotes são feitos de orelhão. "Inventam que existe animal na pista em uma quilometragem distante da serra. Muitas vezes eles ficam com seus caminhões estacionados no posto antes da serra e conseguem descer quando a polícia saí para atender algum acidente ou para o transporte de órgãos", explica.

Fiscalização
Ele afirma que a Polícia multou somente no mês de setembro 340 motoristas. Para evitar mais tragédias no local a PMR triplicou o número de policiais na serra. Ao invés de dois policiais agora são seis nesse trecho perigoso.

"Na última madrugada até hoje (ontem) pela manhã os policiais aplicaram 25 multas contra caminhoneiros. A média é de seis a sete autuações por dia. Hoje a multa é tão baixa (R$ 85 e quatro pontos no prontuário de habilitação) que torna-se convidativo que se infrinja a lei. Atingindo os 20 pontos a Carteira de Habilitação será recolhida", diz o comandante. (Com Diário da Serra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário