8 de nov. de 2008

Mães da Esperança

Mulheres dão exemplo adotando bairro de Bauru contra a violência e exclusão social

Da redação - As voluntárias do Projeto Formiguinha, da ONG (Organização Não-Governamental) "Ação Comunitária Pousadense", têm o que comemorar neste ano.

Há um mês, conseguiram finalizar a primeira fase da obra social, que atende crianças e adolescentes dos bairros Pousada da Esperança 1 e 2, na periferia de Bauru.
O local abriga salas pequenas e um galpão para realização de cursos. Foram mães da própria comunidade que fizeram o projeto acontecer. “Aqui somos todas voluntárias. Não ganhamos nada por este trabalho. Eu faço por eles o que faria pelos meus filhos”, diz Claudete Rosa Coelho Heubel, secretária da ONG.

No local, são atendidas 50 crianças, de 6 a 16 anos, com atividades de reforço escolar e esporte, no período oposto ao escolar. “Quase todas as crianças não sabem escrever. Tentamos conscientizá-las sobre questões importantes, como o voto consciente e os vícios. Aqui, é uma segunda casa para elas, que se abrem conosco”, diz Romália Lacerda, uma das voluntárias.

Histórias...
Quem freqüenta a ONG fala, com propriedade, dos resultados desse trabalho. “Aprendi a escrever”, diz João Paulo, 8 anos. “Já desenho coisas bem legais”, emenda Rafaela , 5.

Recém-chegada
Mesmo quem não mora no bairro, se sensibiliza com o projeto. Durante a festa, realizada para comemorar o Dia das Crianças, no dia 11 e outubro, a aposentada Sônia Aparecida da Silva anunciou a vontade de se tornar voluntária. “Nada melhor do que fazer o bem”, afirma.

Local - A ONG fica na rua Flávio Antonio Gonçalves, 1-85, Pousada da Esperança 2. Informações pelo telefone: (14) 9122-4417 (falar com Claudete). (Matéria produzida durante a oficina de jornalismo impresso na Casa Midiática, em Bauru).

Nenhum comentário:

Postar um comentário