5 de nov. de 2012

GESTAÇÃO APÓS OS 40: DICAS E CUIDADOS


Elas são mulheres independentes, chefes de família e a buscam por uma estabilidade financeira. Esses fatores fazem com que a idade materna avance cada vez mais.

Após os 40 anos a probabilidade de a gestação sofrer complicações como hipertensão ou diabetes gestacional,aumenta significativamente a partir desta idade. Entretanto, um acompanhamento obstétrico e um pré-natal feito com cuidados extras, permite resolver e minimizar as consequências de uma gravidez tardia.

Segundo o ginecologista e obstetra, Dr. Domingos Mantelli Borges Filho (CRM-107.997), o ideal para a mulher engravidar é entre o fim da adolescência até os 35 anos.

“A mulher nasce com um número finito de óvulos que naturalmente se esgotarão com a idade. A partir dos 35 anos, existe uma diminuição dos óvulos e por esse motivo, a mulher apresenta dificuldade em engravidar aos 40 anos”, explica o ginecologista.

A idade avançada pode causar uma série problemas de saúde para a gestante, entre eles, hipertensão e diabetes. A mulher que pretende engravidar depois dos 40 anos, deve primeiramente passar por um ginecologista para saber se ela tem condições de levar a gravidez adiante.

“A partir dos 40 anos, quando a mulher pretende engravidar, ela precisa manter alguns cuidados com a saúde, por causa das alterações cardiovasculares, diabetes ou pressão alta. É importante checar e fazer diversos exames antes de engravidar”, destaca o ginecologista Dr. Domingos.

Quer ser mãe aos 40 anos?O ginecologista e obstetra, Dr. Domingos Mantelli Borges Filho revela um conjunto de fatores que deve ser levado em conta para as mulheres que desejam ser mãe nessa faixa etária.

Fator IdadeA mulher deve planejar a gravidez antes dos 35 anos. A partir desta idade, quanto mais cedo conseguir engravidar, melhores são as chances de levar a gestação até os nove meses.

Infertilidade após os 35 anosCom o avanço da idade é normal ocorrer uma queda na fertilidade da mulher. A chance de um tratamento de infertilidade obter sucesso também dependerá se o tratamento for feito precocemente.

Acompanhamento médicoEngravidou? A gestação tardia merece um acompanhamento obstétrico especial e de boa qualidade para preparar a mulher para as mudanças que o seu corpo sofrerá com a gravidez. Os níveis de repouso e os cuidados devem aumentar durante o período de gestação.

Emoção de ser mãe a flor da peleA mulher deve estar preparada emocionalmente para enfrentar os possíveis problemas durante a gestação. Manter um estilo de vida saudável aumenta as chances de uma gravidez tranquila.

Cesárea ou Parto Normal?Algumas mamães em idade avançada enfrentam a dúvida se vai ou não conseguir suportar o trabalho de parto.“Dependendo do grau de complicação da gestação, a cesariana é a mais indicada para a gestante tardia. Com o tempo a mulher perde a capacidade de dilatação do útero em função da menor produção de substâncias que dão elasticidade aos tecidos. Ou em outros casos, em que a gestante tenha sofrido hemorragias, ou seja, portadora de diabetes, cardiopatias ou HIV, a cesariana também poderá ser a melhor via de parto nesse caso”, esclarece o ginecologista, Dr. Domingos.

Cuidados para uma gestação tranquilaA gravidez tardia, além de apresentar problemas para a mãe, também pode afetar o bebê. Existe um maior índice de má formação do feto e o parto pode ser de alto risco. Depois dos 40, as chances de a mulher ter um filho com síndrome de down é maior.“O ideal é prevenir-se. A mulher que deseja engravidar após os 40 anos deve se submeter a uma série de exames para verificar se existe algum risco, caso ela engravide. Os folículos ovarianos, por exemplo, podem ser analisados por exames de sangue”, orienta o médico Dr. Domingos.Problemas de má formação de feto e síndrome de Down podem ser diagnosticados no pré-natal.Para prevenir a má formação fetal pelo menos seis meses antes de engravidar, é recomendado a gestante iniciar a suplementação com ácido fólico. Esse tipo de ácido fólico ajuda a prevenir o fechamento precoce do tubo neural fetal, garantindo a formação da medula espinhal e do cérebro do bebê adequadamente.

DiabetesA presença da diabete na gestação pode causar pressão alta, acúmulo excessivo de líquido amniótico, mortalidade fetal aumentada e má formação.Manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais é uma forma de combater a diabete gestacional. Consuma frutas, verduras, legumes, hortaliças, carboidratos e proteínas. Monte pratos coloridos e não se esqueça de comer a cada três horas.

Pressão AltaA hipertensão em gestantes acima de 40 anos interfere no desenvolvimento da criança.“A pressão alta reduz a quantidade de líquido amniótico dentro do útero, e pode também reduzir a passagem de oxigênio pela placenta. Esse mecanismo pode favorecer que a criança nasça com problemas respiratórios. A mamãe deve monitorar a sua pressão, diminuir o consumo de sal e tomar muita água”, recomenda o ginecologista, Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

Fonte- Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho (CRM- 107.997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário