A apresentação das monografias aconteceu via webcam. O professor recebe as informações diretamente de Lapa (PR), de onde, ao vivo, avalia os assuntos defendidos pelos alunos em Botucatu (SP). A distância entre as duas cidades é de 489 quilômetros.
Uma das que apresentou o trabalho em gestão educacional foi a professora Jaqueline Rocha Vieira Benetton (41), da “Escola Municipal Marina”, de Cerquilho (SP) – a 99 quilômetros de Botucatu. “Optei pela pós a distância pelo preço acessível e disponibilidade de uma faculdade perto de casa. O material impresso é muito bom e os professores indicaram o caminho onde buscar outras informações das matérias via internet”, diz.
O grupo formado pelas professoras Joana Maria de Fátima Gobo de Souza (49), Luciana de Miranda Leme (36), de Conchas, e Flaviana de Capelari Becchio, de Tatuí, dizem que estavam preparadas para a apresentação da monografia via satélite. “Para esse tipo de estudo a distância dar certo é necessário o apoio do tutor responsável pela sala, e ler todas as biografias indicadas. Depende muito do empenho e disciplina do aluno”, afirma Joana Gobo.
Segundo Maria Cristina Zanella - representante de oito centros acadêmicos da Eadcon na região (Tietê, Itatinga, Botucatu, São Manuel, Conchas, Bofete, Porangaba e Laranjal Paulista) – a qualidade do material didático nos cursos de graduação e pós, além de flexibilidade de horários de estudo, fizeram dos cursos da Eadcon verdadeiro sucesso. “É uma honra ver esses profissionais se formando na pós-graduação e voltando ainda mais preparados às suas atividades após concluírem o curso. Acreditamos muito nesse tipo de ensino”, afirma.
A Eadcon conta com 1 mil alunos em vários cursos de graduação nas oito cidades da região, que tem Botucatu como pólo central. É nesse local que ocorrem os vestibulares e a apresentação de conclusão de cursos da Eadcon.
Avaliação do MEC
Maria Cristina Zanella, da Eadcon, também comentou sobre a fiscalização do Ministério da Educação (MEC) em várias faculdades a distância e que propôs a adaptação de várias características de alguns centros associados. “O MEC fez um ‘pente-fino’ e isso é bom porque melhora ainda mais os cursos com as adaptações propostas. Teve jornal divulgando que faculdades foram fechadas, o que não procede. Em algumas cidades da região, temos o prazo de um ano para fazer adaptações. Nenhum aluno será prejudicado”, cita ela.
Onde localizar
Para obterem informações do CA mais próximo da Eadcon os interessados podem acessar o site: www.eadcon.com.br. Em Botucatu a unidade Criativa da Eadcon fica na Rua Siqueira Campos, 103, 2º andar – Centro. Informações:
(14) 3813-6652 ou 0800-7044944.