19 de jun. de 2008

Projeto vai deixar aulas da rede municipal mais atrativas

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, promove desde a última segunda-feira, 16 de junho, mais uma etapa do Projeto Lego, destinado para atendentes e diretoras dos Centros de Educação Infantil do município.

Quatro turmas formadas por aproximadamente 100 educadoras participam das aulas que acontecem até esta quinta-feira, 19 de junho, no CeMEP – Centro Municipal de Educação Permanente, completando um total de 8 horas para cada grupo.

Baseado no referencial curricular, as atividades desenvolvidas durante o curso serão implantadas nas creches para crianças do Berçário ao Maternal II, com até 3 anos de idade.
Cristiane Maria Paganini Messias, responsável pelo Projeto Lego, destaca a importância do curso. “Ele será trabalhado uma vez por semana em sala de aula abordando a contação de histórias, montagem das peças, cores, matemática através da contagem das peças, os formatos, música e coordenação motora”, explicou.

Segundo a responsável, a didática foi bem aceita pelas professoras. “O lego é um material que as atendentes gostaram muito de trabalhar. Foi muito bem aceito por elas e acabou motivando ainda mais o trabalho do grupo”, comentou Cristiane.

A educadora Mônica Andrade Morrone, da Creche Municipal de Vitoriana, aprovou o curso. “A gente vai conseguir trabalhar com a criatividade das crianças, o companheirismo e também associar os brinquedos com a aula. Por serem peças grandes, cores vibrantes, vai estimular os movimentos dos alunos e a coordenação motora, evitando que eles fiquem muito tempo sentados”, finalizou.

O Projeto Lego foi implantado em Botucatu no ano de 2006, primeiramente destinado ao Ensino Fundamental, e depois no Ensino Infantil. Em 2007, passou a ser oferecido para os profissionais dos Centros de Educação Infantil.