26 de mai. de 2008

Prorrogada campanha contra a gripe em idosos

A campanha de vacinação contra gripe em idosos no município de Botucatu teve sua data prorrogada até a próxima sexta-feira, 30 de maio. As atividades tiveram início oficialmente no dia 26 de abril, com o objetivo de imunizar 80% da população com idade acima de 60 anos. Em Botucatu existem 14.036 pessoas nessa faixa etária. Desse montante, 9.187 foram vacinados, somando o percentual de 65, 4%.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, pessoas com idade entre 60 a 64 anos foram as que menos procuraram as unidades médicas. “A população nessa faixa de idade se mostrou um pouco mais resistente à campanha, ao contrário dos mais velhos, que foram mais acessíveis”, comentou Claudete Donini, Educadora em Saúde Pública.

Claudete acredita que a o resultado desse levantamento seja reflexo dos sucessivos anos de campanha, já incorporados pela população mais idosa. “A campanha já é realizada há 10 anos, o que leva a crer que ela já se tornou algo rotineiro do público mais idoso, que está ciente de seus benefícios. A população recém chegada aos 60 anos ainda tem a ilusão de que está livre da doença, o que é um erro”, completou.

A gripe é considerada uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no Brasil e no mundo. No último século, ocorreram três pandemias [epidemia em escala mundial] responsáveis por mais de 50 milhões de mortes, problemas sociais e perdas econômicas.

Campanha - O slogan utilizado pelo Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação neste ano é: 'Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se'. Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.