23 de fev. de 2008

Comparada com 13 cidades do mesmo porte Botucatu tem menos assaltos e mais furtos


Levantamento realizado pela Polícia Militar de Botucatu (1ª Companhia) mostra como Botucatu está em relação a outras 13 cidades do mesmo porte no Estado de São Paulo. A pesquisa levou em consideração municípios com até 120 mil habitantes (ou uma margem próxima desse número), analisando os delitos durante todo o ano passado. Classificando por melhor índice, Botucatu está em segundo lugar das que têm menos roubos. A cidade teve 160 casos no ano (13,3 por mês); só perdendo para Jaú (107). São Caetano do Sul teve mais crimes desse tipo: 757.


O comandante da PM de Botucatu, capitão Maurício José Raimundo comentou o baixo índice criminal relacionado ao crime de roubo quando se compara a cidade com outras localidades do mesmo porte. "O destaque é para o baixo número de roubos, crime este muito grave por colocar em risco a vida da vítima", disse.

Já em relação a furtos o botucatuense ainda vê a cidade como a segunda pior colocada, ficando em posição 12 das 13 cidades relacionadas como mais violentas nesse quesito. Houve 1874 crimes desse tipo em Botucatu contra 573 de Jandira. Obteve pior desempenho de prevenção a cidade de Barretos que sofreu 3.543 furtos em todo ano de 2007.


Analisando os números de furtos em Botucatu, o comandante da 1ª Companhia da PM afirma que trata-se de crime de baixa notificação, pois poucas pessoas vão ao distrito policial para registrar queixa, diferente dos furtos e roubos de automóveis, que a notificação é obrigatória. Assim, diz ele, os altos índices de furtos revelam um ponto de concentração de esforços por parte da Polícia Militar, mas também mostram que a população botucatuense procura a Polícia com maior freqüência que os moradores de outras cidades.


"Prova disso é que existem várias cidades como São Caetano do Sul, que registraram fortes quedas de todos os índices criminais nos últimos anos, e em todas, houve aumento nos registros de furtos. Isso confirma que nelas, a população passou a procurar mais a Polícia para registro de furto", destaca o capitão PM.


Mortes - Em homicídios Botucatu ficou em nono lugar entre as mais violentas, com 5,83 casos. O pior resultado foi de Franco da Rocha (22) e o melhor teve São Caetano do Sul (1,46). No roubo e furto de veículos São Caetano do Sul disparou com 1282 crimes contra 77 de Jaú - com menor índice criminal nessa modalidade. Botucatu obteve o 9º lugar entre os mais violentos nesse crime, com 140 casos, ficando em pior situação que apenas quatro municípios e à frente dos nove com maior violência, prevenindo-se mais. Veja nos gráficos os números e desempenhos das cidades pesquisadas.